Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi reencaminha pedido de realização de mutirão especializado de saúde

Vereador entende que a administração pode conveniar-se às entidades privadas de saúde para realizar exames, consultas e procedimentos


Pela terceira vez desde que assumiu cadeira no Legislativo caxiense, o vereador Alberto Meneguzzi/PSB está encaminhando documento à Secretaria Municipal da Saúde e ao Executivo onde sugere a realização de um mutirão especializado de saúde. Ainda em janeiro, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, da qual Meneguzzi faz parte, entregou ofício solicitando tal ação ao então secretário Darcy Ribeiro Pinto Filho. Depois de resposta negativa, o parlamentar redigiu nova indicação, em março e não obteve retorno.

Em abril, protocolou nova sugestão ao secretário Fernando Vivian, que chefiava a Saúde na época. O médico encaminhou resposta, numa visita da Comissão de Saúde ao Postão 24h, que em 1º de junho teria início um mutirão odontológico, o qual se encerrou nos últimos dias com 948 consultas realizadas. Na terça-feira, 04 de julho, quando esteve em visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, o vereador ouviu da atual secretária, Deysi Piovesan, que existe a possibilidade da realização desse mutirão especializado. “Estamos no caminho disso”, disse a gestora à imprensa.

“São quase 90 dias de greve dos médicos e quantas consultas já deixaram de ser realizadas? Quantos exames? A situação do Postão 24 horas e dos hospitais mostram que a saúde precisa de uma resposta imediata, urgente. Nesse sentido, sugiro a realização de um mutirão para atendimentos clínicos, de urgência e emergência, mas também especializado, que reduza consideravelmente as filas de espera, que em alguns casos passam de 12 meses”, explica Meneguzzi.

O vereador entende que o Executivo pode conveniar-se com operadoras privadas de planos de saúde, sobretudo para a realização de exames como tomografias, ecografias e ressonâncias magnéticas. “Num final de semana, ainda em março, a cidade de Canoas atendeu mais de 12.000 pessoas. Não seria uma maneira de dar alento ao sofrimento do povo que lota o Postão e fica horas sem atendimento e respostas?”, considera.

10/07/2017 - 08:38
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo