Voltar para a tela anterior.

Comissão da Saúde visita UPA Zona Norte

Vereadores acreditam que unidade de pronto-atendimento seja inaugurada até setembro


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal saiu da Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte (UPA) na tarde desta terça-feira (04/07) com a expectativa de que o serviço de saúde entre em funcionamento até setembro. É este o prazo estabelecido pela secretária municipal da pasta, Deysi Piovesan, que conheceu a UPA atendendo solicitação do Legislativo.

Sem definir data, a representante do Executivo explicou que nos próximos dias sai o edital de licitação para abertura de envelopes dos interessados em administrar a unidade. Quatro empresas são candidatas ao processo, que está sob responsabilidade da Procuradoria-Geral (PGM) e Celic (Central de Licitações). Deysi declarou que todo o equipamento para serviços e o mobiliário já estão no prédio, mas que a abertura da UPA só pode ocorrer quando houver equipe. É o que exige o Ministério da Saúde.

A visita foi conduzida pela secretária e o responsável pelo setor de projetos da pasta, Raul Vigioli. Participaram o presidente da Comissão, Renato Oliveira/PCdoB, os integrantes Alberto Meneguzzi/PSB, Paula Ioris/PSDB, Rafael Bueno/PDT e Renato Nunes/PR, além dos vereadores Velocino Uez/PDT, Ricardo Daneluz/PDT, Kiko Girardi/PSD, Edson da Rosa/PMDB, Paulo Périco/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Chico Guerra/PRB, Gladis Frizzo/PMDB e Ana Corso/PT. Também estiveram na unidade lideranças comunitárias dos bairros Santa Fé, Belo Horizonte, Vila Ipê, Veneza, Fátima Baixo, Pioneiro e Cânyon, e a imprensa.

O grupo percorreu todos os setores, entre eles consultórios, salas de observação, de descontaminação de materiais e de aplicação de medicamentos, sala do Departamento Médico Legal, recepção, quarto de plantonistas, copa, entre outras dependências. O destaque foi para o centro de radiologia, que conta com o moderno equipamento de raio X digital, que agiliza o serviço, facilita armazenamento de resultados de exames e elimina a necessidade de chapas, prejudiciais ao meio ambiente.

Presidente da Comissão de Saúde, Renato Oliveira, avaliou a visita. Para o vereador, a iniciativa do Legislativo fez com que a secretária conhecesse a UPA. O parlamentar ressaltou que na campanha o agora prefeito Daniel Guerra/PRB prometeu abrir a unidade no começo de janeiro. Destacou ainda que Guerra atribuía à falta de gestão do governo Alceu Barbosa Velho a demora para abertura da UPA. O vereador cobrou o porquê de o atual prefeito não resolver o problema, após duas promessas de inauguração. Renato Oliveira entregou à secretária um documento do Sindicatos dos Médicos pedindo soluções para a greve da categoria.

Durante a visita, lideranças comunitárias se manifestaram, exigindo que Deysi Pierosan cumpra o compromisso de abrir a UPA em setembro. Avisaram que, caso isso não ocorra, farão protesto em frente ao prédio, que fica próximo à Rota do Sol.

04/07/2017 - 17:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo