Alunos de Comunicação da UCS visitam Legislativo

Estudantes de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda conheceram modelo de comunicação integrada

Acadêmicos dos três cursos de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) participaram do Câmara Convida na sede do Poder Legislativo na noite de segunda-feira (26/6).
Os alunos de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda conheceram o funcionamento da Casa e o trabalho da Assessoria de Comunicação.
No Plenário Deputado Nadyr Rossetti, os estudantes acompanharam uma apresentação de profissionais e estagiários da assessoria de imprensa, de relações públicas e da TV Câmara.
Souberam como são feitas as coberturas jornalísticas de sessões, reuniões e outras ações dos parlamentares, além do agendamento, organização de eventos e produção de  programas que vão ao ar pelo canal 16 da NET.
A equipe de comunicação também explicou o funcionamento do Parlavox, plataforma digital do site do Legislativo na qual são disponibilizados vídeos, áudios e textos dos discursos em plenário.
O presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier/PMDB, falou da importância do Câmara Convida.
“É a 13ª edição do programa neste ano, em que 600 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara de Vereadores e suas diversas funções. O objetivo é aproximá-la da comunidade, diferenciando o trabalho dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário”, disse Felipe, acrescentando a reestruturação pela qual passou o setor de comunicação em 2017.
O presidente também destacou a importância do Parlavox, que está virando referência em parlamentos pelo país. Informou que recentemente a plataforma foi apresentada em um evento em Foz do Iguaçu (PR) e nesta semana será mostrado ao Senado e à Câmara dos Deputados, em Brasília.
“A Câmara Municipal implantou neste ano um novo conceito de comunicação, integrando a assessoria de imprensa, o setor de relações públicas e a TV Câmara. O modelo tem se mostrado eficiente, oferecendo resultados excelentes na divulgação dos trabalhos do Legislativo aos veículos de comunicação, redes sociais e telespectadores”, comentou o coordenador de Comunicação, Paulo Cancian, acrescentando que o setor também trabalha em sintonia com as equipes de informática, taquigrafia e do Centro de Memórias da Casa.
Formado em Jornalismo e Relações Públicas, o vice-presidente do Legislativo, Alberto Meneguzzi/PSB, falou da valorização dos profissionais de comunicação em todas as áreas, seja privada ou pública. Lamentou a redução de oportunidades nos veículos de comunicação e nas empresas devido ao fechamento de postos de trabalho.
Nesse contexto, o vice-presidente acrescentou que muitos profissionais de comunicação vão trabalhar no serviço público, mas que não há demérito algum por atuarem no meio político. Frisou que acima de tudo deve estar o profissionalismo. Alberto revelou sua paixão por relações públicas e jornalismo, e da experiência de após tantos anos atuar como radialista agora ser vereador.
Também fizeram explanações aos estudantes e professoras das turmas a coordenadora de Relações Públicas, Mirella Steiner Vicenzi, o coordenador de programação da TV Câmara, Élvio Gonçalves, e os jornalistas Fábio Rausch e Clever Moreira. O alunos foram acompanhados pelos professores Jussania Albé, Marcelo Wassermann, Fiorenza Carnielli e Anaíse Spada. Os docentes e os estudantes puderam questionar o grupo do parlamento.
Por meio do programa Câmara Convida, grupos organizados de entidades e instituições têm a oportunidade de conhecer o parlamento. Mais informações podem ser obtidas com o setor de Relações Públicas, pelo 3066.3805 ou via e-mail rp@camaracaxias.rs.gov.br.

27/06/2017 - 09:49

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697