Voltar para a tela anterior.

Sérgio Augustin é o novo Cidadão Caxiense

Personalidade do Direito recebeu homenagem da Câmara Municipal por serviços prestados a Caxias do Sul


O professor e juiz de Direito aposentado Sérgio Augustin é o novo Cidadão Caxiense. O título foi entregue pela Câmara Municipal em sessão solene nesta sexta-feira (23/06). Por iniciativa do vereador Kiko Girardi/PSD, a homenagem teve aprovação unânime dos parlamentares.

Em seu discurso, Kiko Girardi destacou a trajetória de Sérgio Augustin desde a infância em Sarandi, no norte gaúcho. Contou que trabalhou cedo, logo aos 12 anos, entregando jornais de bicicleta. Ainda na adolescência, Sérgio participou de grupos comunitários.

Aos 20 anos, em dezembro de 1983, formou-se em Direito pela UFRGS. Sérgio atuou como pretor em Santa Maria, entre 1988 e 1989, como juiz em Ibirubá, de 1990 a 1996. Até 1998, trabalhou nas comarcas integradas de Flores da Cunha e Nova Pádua. Em 1998 foi promovido para Caxias do Sul, onde atuou até setembro de 2016.

Sérgio Augustin foi juiz em varas criminais, cíveis e eleitoral. Ganhou visibilidade pela visão humanitária que tratava a segurança pública. Realizou mutirões para acelerar trâmite de processos judiciais e promover audiências de conciliações.

O parlamentar também falou sobre a vida acadêmica de Sérgio Augustin, que foi professor de cursos de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na UIbra, na Faculdade da Serra Gaúcha, na Faculdade Anglo Americano, Centro Universitário e Uniftec.

Kiko Girardi citou ainda que o homenageado publicou artigos em veículos de comunicação e que, após a aposentadoria, se dedica a advogar, debater sobre temas variados em rádios e TVs e se dedicar ao Instituto Augustin de Responsabilidade Social. A instituição desenvolve estudos sobre direitos dos animais, dos idosos, dos deficientes, dos consumidores e dos direitos coletivos.

“Estamos diante de uma pessoa distinta em tudo o que faz e com um coração nobre. Todos aqui sabem do empenho, do comprometimento, da dedicação, do trabalho incansável deste honrado cidadão em prol do desenvolvimento da nossa cidade”, declarou Kiko Girardi.

O vereador apresentou um vídeo com mensagens do filho de Sérgio, Mateus Menegol Augustin, e de personalidades sobre sua importância. Entre elas, o governador do Estado, José Ivo Sartori, autoridades da Justiça e dos meios acadêmico e maçônico.

Da tribuna, Sérgio Augustin agradeceu ao Legislativo pela homenagem, aos colegas de magistrado, às instituições de ensino superior, de advogados, da maçonaria, ao Hospital Pompeia a veículos de imprensa para os quais colaborou, familiares, amigos, entre outros.

O cidadão caxiense se disse triste com a situação dos quadros político, econômico e social. Ressaltou que Caxias do Sul precisa retomar o crescimento, assim como o Estado e o País. Defendeu reformas da previdência, previdenciária, trabalhista e urbana, mas com debate na sociedade.

“As mudanças devem integrar um projeto de desenvolvimento, que tenha a democracia e a justiça social como valores fundamentais. Precisamos de uma articulação suprapartidária e apoio popular para colocar o país nos trilhos. Os partidos políticos precisam de maior abertura e transparência”, declarou Sérgio Augustin, que também ressaltou a necessidade de combate à corrupção.

Em nome do Executivo, o procurador-geral do Município, Leonardo da Rocha de Souza escolheu a palavra “generosidade” para caracterizar Sérgio Augustin, que foi seu colega acadêmico. Para Leonardo, o cidadão caxiense é exemplo pela dedicação às pessoas, mas principalmente por dividir com todos seu conhecimento, assumindo ônus e dividindo o bônus de suas causas.

O presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier/PMDB, foi aluno de Sérgio Augustin na Faculdade de Direito. Na avaliação de Felipe, o reconhecimento feito pela Câmara Municipal fez justiça pelo trabalho do homenageado.

“Aqui estão presentes muitos operadores do Direito, que certamente têm memória vários momentos que tiveram com o Doutor Sérgio Augustin. Nesse momento, entendemos muito da sua importância na academia, onde o senhor divide conhecimento, na vida jurídica, quando aplica seu conhecimento, e na área social, quando mostra a importância de sermos humanos”, declarou Felipe.

A sessão solene teve a presença também dos vereadores Adiló Didomenico/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Elói Frizzo/PSB, Gustavo Toigo/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT, Neri O Carteiro/SD e Velocino Uez/PDT. Estiveram presente ainda o deputado federal Mauro Pereira/PMDB, o deputado estadual Tiago Simon, o diretor da Comarca de Caxias do Sul, Silvio Viezzer, diretores de faculdades, universidades e outras instituições do município e do Estado.

 

 

23/06/2017 - 20:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo