Voltar para a tela anterior.

Armando Sachet é cidadão emérito de Caxias do Sul

Sessão solene lembrou o seu trabalho no Magistério


O educador Armando Sachet recebeu, em sessão solene desta quinta-feira (12), à noite, na Câmara Municipal, o título de cidadão emérito de Caxias do Sul. Na oportunidade, lembrou que toda a sua vida foi dedicada à educação. Narrou boa parte da trajetória, que iniciou em Farroupilha, quando nasceu, a 11 de julho de 1934, e teve continuidade em cidades como Cruz Alta, Três Passos e Caxias do Sul. Proponente da homenagem, o vereador Arlindo Bandeira/PMDB destacou a contribuição de Sachet para a Educação do município e algumas das honrarias que o educador recebeu, como a Medalha de Serviços Relevantes à Ordem Pública, outorgada pelo Governo do Estado.

Representante do Executivo Municipal na sessão, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Guilherme Sebben, referiu-se ao homenageado como professor Armando. Ressaltou que o seu exemplo traz luz à ideia de que, pela educação, é possível, inclusive, garantir a segurança, sem apelar para ações ostensivas. De acordo com Sebben, Sachet simboliza a marca de um gaúcho que construiu política de educação voltada à busca por resultados efetivos.

Casado com Ielda, com quem teve dois filhos, Márcia e Cláudio, o homenageado exerceu diversas funções administrativas junto à Universidade de Caxias do Sul (UCS), tanto na Cidade Universitária quanto no Núcleo Universitário de Canela. Seus serviços lhe renderam condecorações como os méritos Universitário, In Altum Ducit, e Jubileu de Prata pela UCS.

Armando também foi secretário da Educação de Três Passos, permanecendo no cargo por oito anos. À época, o município era a segunda maior cidade do Estado, em população, com cerca de 100 mil habitantes.

12/08/2010 - 21:04
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo