Voltar para a tela anterior.

Paula Ioris se reúne com nova secretária de Saúde

Em reunião com Deyse Piovesan, vereadora defendeu políticas públicas de prevenção e apresentou sua proposta de indicação de um psicólogo em cada UBS


A vereadora Paula Ioris/PSDB fez uma visita à nova secretaria municipal de Saúde de Caxias do Sul, Deyse Piovesan, na manhã desta segunda-feira (19). A parlamentar manifestou sua preocupação com a greve dos médicos e os resultados na desestrutura da rede pública de saúde com a exoneração de especialistas e a escassez desses profissionais no mercado de trabalho. Há duas semanas no cargo, Deyse manifestou sua boa intenção e desejo de contribuir à frente da pasta, entretanto, pela experiência de 28 anos atuando na rede básica de saúde, a servidora destacou que a situação exige responsabilidade de ambos os lados, tanto dos médicos no cumprimento de suas obrigações, quanto da Administração com um estruturado plano de carreira, que seja atraente e justo à categoria.

O encontro, que contou com a presença da diretora da Política da Atenção à Saúde Mental, Vanice Fontanella, teve o objetivo principal de apresentar indicação proposta pela vereadora para a área da saúde. Em busca de fortalecer as políticas públicas de prevenção, Paula sugeriu ao Poder Executivo Municipal a contratação de psicólogos nas Unidades Básicas de Saúde. “Pela desestrutura familiar, a evasão escolar, o crescimento das doenças mentais, como depressão e suicídio, o avanço da violência e das drogas, precisamos atacar, também, o problema na ponta, fortalecendo emocionalmente as pessoas com trabalhos de grupo nas comunidades”, justificou a vereadora.

Como presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, Paula compreende que a segurança pública sofre os reflexos da falha ou ineficiência de ações de prevenção. “Se eu pudesse escolher, aos invés de um psicólogo por UBS, eu preferia um psicólogo em cada escola, porque sei da necessidade das professoras e dos alunos. Mas para viabilizar a proposta eu pensei nas UBS’s que podem fazer um trabalho integrado com as escolas”, acrescentou.

Por sua formação em Psiquiatria, a secretária compreende a importância de um efetivo trabalho psicossocial e dos benefícios conquistados no processo terapêutico. Porém, Deyse disse que, atualmente, a ideia seria inviável, não somente pelo custo, mas, principalmente, em função da formação acadêmica dos profissionais que se resume ao atendimento clínico individualizado e não atende ao olhar comunitário necessário no serviço público.

A estratégia que a secretária quer fomentar, e que atende a lógica da prevenção defendida por Paula, é a do matriciamento, um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. “Queremos mudar a lógica: consulta, queixa, remédio. Sabemos que grande parte das doenças decorrem de problemas de ordem emocional. Por isso, precisamos melhorar a escuta da nossa rede e fazer um trabalho integrado, multidisciplinar, utilizando a estratégia de Saúde da Família”, explicou.

A vereadora Paula Ioris ficou esperançosa com as intenções da secretária e pretende articular, a pedido dela, um encontro com a Comissão de Saúde da Câmara para apresentar aos vereadores seu plano de trabalho de gestão da saúde do Município.

19/06/2017 - 15:20
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo