Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi propõe que encenação da Via-Sacra da Festa da Uva seja patrimônio imaterial de Caxias

?Apresentação reúne jovens dos grupos católicos e mobiliza mais de 1,5 mil pessoas todos os anos


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB recebeu parecer favorável da Secretaria Municipal da Cultura ao ofício protocolado em abril, com a finalidade de tornar a encenação da Via-Sacra dos Pavilhões da Festa da Uva, patrimônio cultural imaterial de Caxias do Sul. De acordo com o parlamentar, a apresentação que acontece na manhã das Sexta-feiras Santas, há mais de dez anos, junto à escadaria do Monumento Jesus Terceiro Milênio, reúne mais de 60 jovens dos diversos grupos de jovens, pastorais e movimentos da Igreja Católica.

“O evento reúne mais de 1.500 pessoas todos os anos e, além de ser artístico, por mostrar os últimos passos de Jesus antes de sua morte, ele congrega e valoriza os jovens e o município não pode ficar alheio a um encontro que movimenta a cidade e dá vida ao Parque da Festa da Uva”, comenta Meneguzzi. A iniciativa existe há mais de 15 anos e aconteceu, por alguns anos, nas quadras próximas à igreja do bairro São José. Depois, em 2006, passou a ser realizada junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio e ser organizada pelos jovens das paróquias Santa Catarina, São José e Santa Fé.

Em 2014, com a intenção de abranger a juventude de toda a cidade, a coordenação da encenação passou a ser realizada pelo Setor Diocesano da Juventude. “Há alguns anos, a apresentação esteve presente no calendário cultural do município e nós entendemos que ela precisa entrar para a História de Caxias. Neste ano, os jovens não contaram com auxílio algum do poder público, nem sequer para a sonorização, mas mesmo assim fizeram a Via-Sacra acontecer”, ressalta o vereador.

Diante da solicitação do parlamentar, a Secretaria posicionou-se favoravelmente e pediu mais subsídios para embasar a decisão. Relatórios já estão em fase de elaboração e devem reunir registros de livros tombo da paróquia São José, arquivos fotográficos e clipagens da imprensa, sobretudo dos últimos cinco anos. “Não é somente um teatro, mas também um momento de reflexão num espaço privilegiado e dedicado às crenças religiosas. Por isso queremos dar o devido valor e respeito a esse grande momento, que reúne a comunidade de Caxias para celebrar a Páscoa”, conclui Meneguzzi.

16/06/2017 - 16:39
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo