Voltar para a tela anterior.

Simplás apresenta projeto educativo para escolas

Presidente do sindicato ocupou tribuna livre para falar sobre importância do plástico e da reciclagem


Na tribuna livre da Câmara Municipal, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) apresentou um projeto sobre reciclagem voltado a lares e escolas da região. Na exposição desta quarta-feira (14/06), o presidente do Simplás, Jaime Lorandi também destacou a importância do plástico na vida das pessoas.
Conforme Jaime, 90% dos alimentos são protegidos pelo material, também presente em forma de tubulação em 86% das moradias com água potável. Assim, o plástico ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, inclusive aumentando a longevidade, segundo apontou pesquisa da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O dirigente ressaltou que o plástico, por ser muito barato em relação a outras matérias-primas como vidro e ferro, é descartado no meio ambiente. Por isso, acaba sendo taxado erroneamente como poluente em campanhas institucionais. 
Na avaliação de Jaime, a culpa é da população que descarta o material no meio ambiente. Essa cultura precisa ser mudada, com adoção de novos hábitos e educação visando reciclagem e reaproveitamento do plástico.
Com esse objetivo, o Simplás promoverá em escolas de públicas de sua região de abrangência, como Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha, o Plástico do Bem. O projeto consiste em distribuir para estudantes levarem para casa lixeiras com três divisórias, para separarem resíduos orgânicos e recicláveis.
A proposta é educar as famílias para que separem o lixo, e o que for reciclável seja levado à escola, onde haverá um contêiner. Uma vez por semana, uma empresa recolherá e pagará pela carga. O dinheiro será destinado à instituição de ensino. Jaime pediu apoio do Legislativo para essa ideia e outras iniciativas de educação sobre plástico.
Em seu pronunciamento, o presidente do Simplás destacou que a entidade integra programas nacionais. Informou ainda que, a partir de uma abordagem que iniciou junto ao Vaticano, o sindicato busca um entendimento consolidado entre os principais agentes do setor plástico mundial. Jaime agradeceu ao vereador Gustavo Toigo/PDT, proponente do espaço à instituição na tribuna livre.

14/06/2017 - 10:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo