Voltar para a tela anterior.

Workshop define pontos estratégicos do turismo

Material resultante do evento deve compor o plano de turismo da cidade


A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara de Vereadores deu mais um importante passo para consolidar o turismo como nova matriz econômica de Caxias do Sul. Representantes de entidades ligadas ao trade turístico, do poder Legislativo e do Executivo discutiram e apontaram ações a serem trabalhadas em cinco eixos temáticos na terça-feira.

“As entidades atenderam ao chamamento da Comissão e deram brilhante contribuição na construção do plano de turismo, que será perseguido e implementado com a colaboração e participação de todos os atores. Esse grupo deu uma chancela qualificada para as temáticas trabalhadas”, comemorou o vereador Gustavo Toigo/ PDT, presidente da Comissão.

Os trabalhos foram coordenados pelo consultor do Sebrae Trajano Arantes de Oliveira, que possui vasta experiência na área, como a coordenação do desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo de Bento Gonçalves, Garibaldi e de Nova Petrópolis. Divididos em mesas temáticas lideradas por coordenadores com conhecimento na área, os cerca de 30 participantes debateram a respeito dos eixos promoção turística, atrativos/ produto turístico, rede de cooperação local e regional, monitoramento turístico e qualificação. Ao final da dinâmica, cada equipe socializou os apontamentos em uma plenária geral. Além das novas considerações, o grande grupo reafirmou o posicionamento de Caxias apontado em material elaborado pelo Sebrae sobre como queremos ser percebidos pelos turistas, sinalizando Caxias como “Um bom negócio!”.

Os próximos passos incluem a consolidação do material pelo Sebrae e a consequente elaboração de um documento-referência a ser entregue ao poder público municipal. Esse material deve compor o plano de turismo, além de um projeto de lei.

“Esse encontro proporcionou a experiência de trabalhar em rede. Esperamos que isso se traduza em ações concretas e que Caxias tome a posição que merece”, avaliou Trajano.

Esta é a terceira de cinco ações propostas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico do Legislativo e que visam a tornar o turismo uma nova matriz econômica para o município. Além de Toigo, estiveram presentes os vereadores Adiló Didomenico, Edio Elói Frizzo e Chico Guerra, todos integrantes da Comissão.

Créditos das fotos: Luiz Carlos Erbes, Divulgação

14/06/2017 - 08:19
Cristiane Barcelos/Gabinete do Vereador Gustavo Toigo
Editor(a): Clever Moreira - 8697
Redator(a):

Ir para o topo