Voltar para a tela anterior.

Paula Ioris apresenta projeto de descentralização do IGP

Objetivo é trazer para Caxias do Sul serviços realizados na Capital para agilizar investigações e atendimentos à região 


A descentralização do Instituto Geral de Perícias (IGP) foi tema do grande expediente da vereadora Paula Ioris/PSDB nesta terça-feira (13/06) na Câmara Municipal. A tucana apontou uma série de benefícios que essa ideia traria à região, ressaltando a importância do órgão no esclarecimento de crimes e em outros serviços.
Conforme Paula Ioris, a ideia de descentralização é uma ação da Comissão Temporária Especial de Enfrentamento à Violência, com apoio da ONG Avança Brasil. A intenção é apresentar o projeto pessoalmente ao secretário estadual da Segurança Pública, Cézar Schirmer.
Em sua exposição, a parlamentar mostrou o funcionamento do IGP e suas competências para atender 55 municípios da região serrana. Explicou que o órgão realiza perícias médico-legais e criminalísticas, presta serviço de identificação e desenvolve estudos e pesquisas.
A vereadora relatou que na Capital funcionam os departamentos de Criminalística, Médico-Legal e Identificação, além do Laboratório de Perícias de IGP. Em Caxias, o órgão fica nos fundos do Bloco A da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Conforme Paula Ioris, os materiais coletados nas cidades da região são levados para exames em Porto Alegre, onde o serviço é centralizado. Para a tucana, o trabalho seria agilizado caso fosse trazido para o IGP de Caxias do Sul. Em sua argumentação, citou dados sobre a importância das provas periciais no esclarecimento de crimes. Informou que 95% dos casos não são resolvidos por falta desses elementos, entre outros motivos.
A vereadora ressaltou que a descentralização do órgão agilizaria inquéritos policiais, promoveria mais justiça nas investigações e eliminaria deslocamentos de servidores Caxias para a Capital, o que hoje reduz efetivo na cidade. O projeto também aponta possibilidade de parceria com a UCS na realização de exames.
Devido à complexidade da descentralização envolver todos os serviços do órgão pericial, o plano é implantá-la em etapas. Iniciando pelos exames de balística, atualmente a maior demanda e que hoje levam até cinco anos para retornarem de Porto Alegre. O tempo de espera pelo resultado cairia para 30 dias.
Paula Ioris destacou que o projeto já tem apoio de juízes do Fórum, já que interfere no andamento da Justiça. Em aparte, a vereadora Gladis Frizzo/PMDB comentou que em visita ao IGP percebeu a vontade dos servidores em oferecer um atendimento ainda melhor à cidade, que tem mais de 500 mil habitantes.

13/06/2017 - 12:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo