Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi propõe desconto tributário às empresas que contratarem jovens de 16 a 24 anos

?Parlamentar entregou sugestão à Coordenadoria de Juventude do Município e estuda a elaboração de projeto de lei


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB apresentou à Coordenadoria da Juventude da prefeitura de Caxias do Sul, uma sugestão que conceda desconto na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às empresas que tiverem em seu quadro funcional de 20 a 30% de jovens em situação de primeiro emprego, isto é, dos 16 aos 24 anos. A ideia do parlamentar é possibilitar mais chances de trabalho à juventude que não é usuária dos cursos de capacitação e profissionalização oferecidos por organizações como Pescar, Florescer e o próprio Senai.

A entrega do documento foi feita ao coordenador municipal de Juventude, Lucas Guarnieri, durante o V Seminário de Aprendizagem Profissional no Combate e Erradicação do Trabalho Infantil no RS, realizado nesta segunda-feira, 12 de junho, no auditório do Colégio Muriado. O documento também foi endereçado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social e à pasta de Gestão e Finanças.

“O nosso município tem quase 120.000 jovens na faixa etária dos 15 aos 29 anos, de acordo com o IBGE. A grande maioria dessa gurizada acaba não tendo acesso a essas iniciativas e ficam às margens da criminalidade. Nossa ideia é que o município conceda desconto na cobrança de imposto às empresas que contratarem jovens de primeiro emprego”, explica Meneguzzi.

Na prática, as empresas que desejassem aderir ao programa fariam um cadastro junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que informaria de forma regular a Secretaria Municipal de Gestão e Finanças, sobre as empresas que tiverem as condições de adesão. As organizações de micro e pequeno porte que mantivessem um percentual de 20% do seu quadro funcional formado por jovens de 16 a 24 anos, e de 30% nas empresas de médio porte, teriam o valor do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) calculado com a incidência da menor alíquota vigente.

“Nossa sugestão é fruto de uma preocupação e de um trabalho que desenvolvo com a juventude há muitos anos. Os jovens precisam de oportunidades, precisam ganhar experiência. A maioria das empresas querem funcionários com experiência. O jovem se candidata, mas não tem experiência. Como vai conseguir trabalho se ninguém dá oportunidade? É um dilema e nós sabemos que as empresas não vão contratar se não ganharem algo em troca”, resume Meneguzzi.

Além disso, o parlamentar entregou também a indicação 532/2017, protocolada em 27 de março de 2017, em que sugere ao Executivo a criação da Central de Atendimento ao Cidadão, que reuniria 16 serviços num único espaço, dentre os quais centrais de vagas de emprego e estágio, além da emissão de documentos e Carteira de Trabalho. “Eu acredito que boas ideias devem ser trazidas para a nossa realidade. Precisamos ajudar e beneficiar nossa juventude”, conclui Alberto Meneguzzi.

12/06/2017 - 16:58
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo