Voltar para a tela anterior.

Futuro do Financiarte e projetos preocupam Uez

Vereador relata sentimento de frustração da sociedade


O vereador Velocino Uez/PDT ocupou o Grande Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (07) para manifestar o constrangimento que sente ao perceber avaliações sobre a dramática situação da saúde no município. Além de apelar para a sensibilidade do Executivo na busca de uma solução urgente, o parlamentar relatou a preocupação de 1.200 artistas com o futuro da Lei do Financiarte.

Uez participou da reunião convocada pelo Conselho Municipal de Cultura na sexta-feira (02) cuja pauta foi a possibilidade de não cumprimento do que determina a Lei do Financiarte. A legislação especifica a destinação de 1% a 2% do orçamento para projetos aprovados pelo município. Esta Lei, além dos 1.200 artistas apoiados pelos recursos públicos, gera centenas de empregos indiretos e proporciona espetáculos culturais assistidos por público superior a 600 mil pessoas por ano.

Velocino Uez finalizou sua fala ponderando que, como ouviu na reunião do Conselho, investir em Cultura equivale a aplicar recursos na educação, na saúde e na segurança pública. O ocorrido com o cancelamento do repasse aos projetos Fiesporte, além de outros programas sociais, tem decepcionado a população, concluiu.

Em aparte, o vereador Rafael Bueno/PDT exibiu vídeo da campanha eleitoral em que o atual prefeito prometia valorizar o Financiarte, coisa que não vem acontecendo. E alertou para o que deve ocorrer também ao Coral Municipal no ano em que comemora 40 anos de atividades.

Em aparte feito no pronunciamento do vereador Afdiló Didomênico/PTB, no espaço das declarações de líder, o líder do governo, vereador Chico Guerra/PRB, informou que não se justifica a preocupação com os recursos do Financiarte pois o atendimento à legislação está sendo cumprido normalmente.

07/06/2017 - 14:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo