Voltar para a tela anterior.

Gladis Frizzo defende potencial da Lagoa do Rizzo

Vereadora prepara projeto de lei sobre transformação da área em ponto turístico e valoriza outras áreas do bairro


Na Semana Municipal do Meio Ambiente, a vereadora Gladis Frizzo/PMDB destacou no grande expediente desta terça-feira (06/06) a importância do Parque da Lagoa do Desvio Rizzo como ponto turístico. Da tribuna da Câmara Municipal, a parlamentar também falou do potencial de outras áreas do bairro para lazer e visitação.
Líder comunitária e ex-subprefeita do Desvio Rizzo, Gladis listou uma série de fatores que fazem da lagoa um patrimônio dos caxienses. Ressaltou seu efeito na purificação do ar, que ameniza efeitos provocados pelo tráfego de veículos da RS-122 e por empresas.
A vereadora destacou as riquezas da fauna e da flora, com várias espécies de animais e plantas, e os benefícios da área como opção de lazer. Também informou que protocolou pedido de informações ao Executivo sobre as condições e regras de utilização do parque.
A peemedebista pretende fundamentar um projeto de lei para transformar a Lagoa do Desvio Rizzo em produto de visitação turística do município. O objetivo é que haja regras de utilização do espaço de sete hectares, como para pesca, por exemplo.
Outra preocupação de Gladis Frizzo é com o vandalismo. Citou que, apesar de a área ser monitorada por câmeras, pinheiros centenários são alvo de queimadas, ipês têm caules quebrados e nas águas garrafas pets e outros lixos são abandonados.
Para que sua proposta tenha sequência no Legislativo, a vereadora pediu apoio à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário. Presidente da comissão, Gustavo Toigo/PDT pediu aparte, elogiou a iniciativa, garantiu apoio ao projeto e destacou o empenho das administrações Sartori e Alceu na manutenção da Lagoa do Rizzo. A parlamentar agradeceu gestores dessas administrações pelo trabalho desenvolvido por oito anos no parque.
Gladis Frizzo falou de outras área do bairro com potencial de lazer. Citou o Parque das Rosas, que também tem lagoa e é conhecido por oferecer uma tradicional cancha de bocha. E outra área nos fundos de uma revenda de veículos.
Em aparte, Elói Frizzo/PSB declarou que quando era diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) promoveu a despoluição da Lagoa do Rizzo. Também apoiou Gladis na sugestão para que o Parque das Rosas receba investimentos.
Em apartes, Adiló Didomenico/PTB lembrou que Caxias do Sul tem dívida com o Desvio Rizzo porque aquela área foi lixão da cidade. Alceu Thomé/PTB parabenizou a parlamentar por tratar da Semana do Meio Ambiente. Paula Ioris/PSDB elogiou Gladis e ressaltou que manter em dia áreas de lazer é uma forma de afastar vândalos e evitar insegurança.
O vereador Rafael Bueno/PDT concluiu afirmando que o prefeito Daniel Guerra/PRB anunciou ter economizado R$ 400 mil em ações ambientais. No entanto, segundo Rafael,   a verba já estava garantida no Fundo Municipal do Meio Ambiente e o município não usou nem 10% do valor, que não saiu dos cofres públicos.
 

06/06/2017 - 10:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo