Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi participa de Seminário de vitivinicultura familiar na Terceira Légua

Evento foi organizado pelos professores e alunos da Escola Família Agrícola


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB participou, na noite da quinta-feira (01/06), do Seminário “Da Uva ao Vinho – Saberes e Sabores da Vitivinicultura Familiar”, promovido pela Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EfaSerra). O evento, realizado na sede da instituição, na Terceira Légua, faz parte da programação do Dia do Vinho de Caxias do Sul.

Durante o encontro, mediado por professores da EfaSerra, profissionais da viticultura ecológica explanaram sobre o processo histórico de implantação de videiras orgânicas, as dificuldades e os insumos utilizados para a produção de uva sem agrotóxicos. Biodinâmica foi outra temática tratada por Paulo Andrioli, engenheiro agrônomo que desenvolve ações vitícolas em Nova Petrópolis.

O Seminário contou com a presença de pais dos alunos da EfaSerra, que compartilharam suas práticas e a experiência de terem seus filhos no estudo técnico agrícola. Meneguzzi ficou impressionado com a propriedade em que os estudantes fizeram uso da palavra e seguem o estudo e o planejamento de continuar no campo. “Ouvir essa gurizada falando com propriedade, sem a vergonha de dizer que vieram do interior, me faz acreditar na juventude. Um aluno de 16 anos deu show ao falar da vontade permanecer na propriedade, mas não deixar de buscar conhecimentos para produzir alimentos que auxiliem na qualidade de vida das pessoas”, ressalta o parlamentar.

Meneguzzi também ouviu palestras sobre a importância do cultivo dos valores familiares para a manutenção da vitivinicultura. “Achei fantástica essa troca de experiências, onde os alunos da Escola, junto com seus pais, puderam partilhar seus conhecimentos com os colegas, integrantes da comunidade da Terceira Légua e demais produtores”, comenta.

Ao final do Seminário, foi realizado um filó, animado pelo coral Radize D'Itália. Participaram do evento também os vereadores Velocino Uez e Ricardo Daneluz, ambos do PDT, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto e a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias, Camila Sandri Sirena.

02/06/2017 - 10:47
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo