Voltar para a tela anterior.

Câmara aprova pedido de informações sobre PPCI nas escolas do município

Requerimento elaborado por Meneguzzi quer esclarecer e documentar dados sobre projetos de extensão pedagógica


A Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou, por unanimidade na Sessão Ordinária desta quinta-feira (01/06) o requerimento de número 100/2017, de autoria do vereador Alberto Meneguzzi/PSB. Ele solicita informações ao Executivo e à Secretaria Municipal da Educação sobre os Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) nas escolas da rede municipal de Caxias do Sul.

O pedido de esclarecimentos se deve ao fato da orientação repassada pela Secretaria às escolas sobre a realização de eventos de extensão pedagógica que tenham aglomeração de público, no prédio das instituições. Ao visitar alguns desses colégios, o parlamentar conversou com alunos, professores e equipes diretivas. A alegação da pasta seria a inviabilidade do PPCI para a realização do evento.

Em conversa com o tenente-coronel do 5º Comando Militar de Bombeiros, Cléber Valinodo, nesta semana, o vereador foi informado que as Festas Juninas e outros eventos extraclasse, como feiras pedagógicas e apresentações comemorativas, não seriam temporários e sim extensão pedagógica. “Precisamos saber concretamente, por que estão orientando as escolas a não realizarem eventos, como a Festa Junina e mesmo as feiras de ciências, que aglomerem gente. Por que um evento, que acontece dentro de uma escola que, em tese, tem PPCI e precisa de um projeto específico?”, questiona Meneguzzi.

Na tarde de quarta-feira, 31 de maio, a Comissão de Educação do Legislativo reuniu a Comissão dos Diretores Municipais e a chefe da Smed, Marina Mattielo. Diversos assuntos estiveram em pauta, sendo que a temática mais carimbada pelos representantes das escolas é a falta de esclarecimentos precisos e de diálogo por parte do Executivo. Muitos questionaram a falta de jogo de cintura e o legalismo injusto demonstrado pela administração Daniel Guerra.

Marina Mattielo deixou claro que o município não tem previsão orçamentária para prover reformas e reparos em todas as instituições da rede municipal. Sabendo que atividades extraclasse, como a Festa Junina, ampara financeiramente as escolas para a aquisição de materiais e para as manutenções e melhorias, Meneguzzi questiona, qual a saída apontada pela administração municipal para auxiliar as instituições?

“Perguntamos como está a situação dos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio das escolas, bem como quanto a mantenedora, isto é, o Município já gastou para a elaboração dos PPCIs dos colégios nos últimos três anos, além de queremos saber do se haverá reajuste no valor da parcela autônoma. São questionamentos das equipes diretivas, com fundamento na falta de diálogo e amparo que os diretores deixaram claro na reunião de ontem”, conclui Meneguzzi.

01/06/2017 - 13:43
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo