Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo propõe preservação de Oh! de Casa

Parlamentar apresenta projeto de lei para canção dos Bertussi virar patrimônio cultural imaterial do município


Tornar a composição “Oh! de Casa”, dos tradicionalistas Irmãos Bertussi, patrimônio cultural imaterial do município de Caxias do Sul. É essa a proposta de projeto de lei anunciado na sessão ordinária desta quinta-feira (25/05) na Câmara Municipal.

A canção, que fala da alegria de quem recebe uma visita, tem 55 anos é referência gauchesca regional, reconhecida por músicos do país. Foi composta pelos Bertussi “nos fundões” da localidade da Mulada, no distrito caxiense de Criúva, e de lá se tornou sucesso pelo Brasil.

Em sua exposição, Gustavo Toigo ressaltou a importância cultural dos Irmãos Bertussi e de seu repertório com mais de 90 músicas gravadas. O pedetista disse ainda que pioneira dupla nunca mediu esforços para impulsionar o tradicionalismo, tornando-se unanimidade não apenas em Caxias do Sul, mas pelo Rio Grande e outros Estados.

Em sua proposta, o parlamentar explicou que “Oh! de Casa” precisa ser protegida, para ser levada de geração em geração como herança cultural da música gaúcha e dos Bertussi. No pronunciamento houve uma reprodução da canção, com imagens dos Bertussi.

No grande expediente, o vereador apoiou a presidente da Apae, Fátima Randon, que momentos antes usou a tribuna para pedir apoio da Câmara Municipal para resolver o impasse do corte de verba municipal para a entidade. Toigo ressaltou a importância da associação, que há 60 anos atende pessoas com deficiência.

O parlamentar aproveitou para lembrar e convidar a comunidade para a 138ª edição da Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. A peregrinação se inicia amanhã, 26 de maio, Dia da Santa e por isso feriado, e vai até domingo.

25/05/2017 - 10:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo