Voltar para a tela anterior.

Lideranças de bancadas criticam falta de repasse de verbas para a saúde da APAE

Restrições à atuação da Defesa Civil e da Guarda Municipal também foram lamentadas


A falta do repasse anual, referente a serviços de saúde (fisioterapia e fonoaudiologia), para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caxias do Sul (APAE), foi alvo de críticas, ao longo de declarações de lideranças das bancadas partidárias da Casa, na sessão ordinária desta quinta-feira (25/05). O vereador Rafael Bueno/PDT questionou o porquê de não prosseguir a quantia de R$ 188 mil a cada ano, da Prefeitura à APAE, como acontecia de 2014 a 2016. O pedetista atentou que a medida envolve 160 crianças com necessidades especiais. A vereadora Gladis Frizzo/PMDB compartilhou da preocupação.

O líder do governo municipal na Casa, vereador Chico Guerra/PRB, garantiu que a Procuradoria-Geral do Município está analisando a situação, para viabilizar o suprimento da verba. Também refutou afirmação de que teria mandado familiares de excepcionais procurarem o Sistema Único de Saúde (SUS).

O vereador Edson da Rosa/PMDB alertou que, se persistirem as dificuldades, precisará haver alternativa. Reiterou que, no caso da APAE, o olhar necessita ser diferenciado, pela urgência do acesso aos serviços de apoio. Na mesma linha, manifestou-se o vereador Flavio Cassina/PTB, que presidiu a APAE/Caxias entre 1982 e 1984.

Em seguida, o vereador Adiló Didomenico/PTB criticou o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Mallmann, por restrições ao trabalho da Defesa Civil e da Guarda Municipal. “Há um profundo desconhecimento da legislação federal que permite o voluntariado, na Guarda Civil. A Prefeitura mandou que cidadãos devolvessem jaquetas oficiais, doadas pela Marcopolo, com ameaças de prisão a quem descumprisse. O que pesa é o brasão do município, no colete”, lastimou o petebista. O vereador Paulo Perico/PMDB chegou a cogitar substituição do brasão pela logomarca do Legislativo caxiense.

De acordo com o vereador Ricardo Daneluz/PDT, até bombeiros estariam sendo proibidos de ajudarem a cidade, de forma voluntária. No espaço, o vereador Elói Frizzo/PSB ponderou que a falta de diálogo do Executivo coloca os parlamentares na tentativa de suprir um suposto vácuo do Executivo.

O vereador Arlindo Bandeira/PP voltou a saudar o processo de limpeza da ponte que liga Caxias a Nova Petrópolis. O progressista exibiu fotos da intervenção e garantiu que, em poucos dias, o serviço estará concluído, facilitando o percurso de veículos, principalmente em dias de chuva.

25/05/2017 - 11:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo