Voltar para a tela anterior.

Restaurantes, hotéis e bares pedem apoio à Câmara

Manifestação ocorreu durante o Visitas Legislativas no Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH)


Reclamações sobre reflexos do cancelamento de eventos tradicionais de Caxias do Sul por falta de apoio do Poder Executivo marcaram o Visitas Legislativas no Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH).

No encontro, na noite de segunda-feira (22/05), a diretoria da entidade e empreendedores pediram apoio a vereadores no sentido de evitar mais prejuízos ao setor. O adiamento da Festa da Uva 2018 foi a questão mais debatida na reunião.

Presidente do SEGH, João Antônio Leidens ressaltou os problemas que o cancelamento da maior festa da região serrana provocam em restaurantes, hotéis, bares e estabelecimentos similares. Lamentou que a prefeitura tenha tirado do calendário também o Carnaval de Rua, o Horti Serra, o rodeio, festas de comunidades do interior, entre outros.

Além do impacto negativo aos negócios e ao mercado de trabalho, Leidens ressaltou que a não realização da Festa da Uva torna os Pavilhões e o Centro de Eventos ociosos, transformando-o em “elefante branco”. Citou que feiras empresariais, encontros religiosos e de outros segmentos também não ocorrerão mais no parque.

Do setor hoteleiro, houve manifestações de que turistas e agências do setor já haviam reservado hospedagem e pacotes para visitarem a cidade no ano que vem em decorrência da Festa da Uva. A falta de apoio do Executivo também vem afetando o turismo de negócios. A ocupação dos hotéis já estaria abaixo dos 50%, segundo os empresários.

Diante desse quadro, o grupo alertou que Caxias do Sul corre sérios riscos de perder tradicionais eventos, festas, feiras, encontros religiosos e de outros segmentos para municípios da região.

O presidente do SEGH destacou o fato de o Dia do Vinho, criado por lei estadual, estar garantido graças a incentivos do Ministério do Turismo. De 19 de maio a 4 de junho, o evento promoverá enoturismo, gastronomia e outras atrações serranas. A realização é do SEGH, Ibravin, governo do Estado e Vinhos do Brasil, com patrocínio e apoiadores.

O presidente da Câmara Municipal, Felipe Gremelmaier/PMDB, garantiu apoio do Legislativo ao sindicato e associados. Destacou ser imensurável os prejuízos a Caxias do Sul pelo cancelamento de feiras, festas e outros eventos tradicionais no calendário.

Gremelmaier declarou que nada justifica não realizar a Festa da Uva. Lembrou que, mesmo diante da crise econômica, o governo gaúcho promoveu a Expointer, em Esteio. Lamentou o cancelamento do Horti Serra e informou que a Maratona de Caxias do Sul, que atraía atletas do país, também terá prejuízos.

Na avaliação do presidente do Legislativo, caso o Executivo não tenha coragem na crise para buscar soluções e garantir eventos, os prejuízos não terão mais como serem revertidos. Gremelmaier destacou que a Câmara cumpre sua responsabilidade de fiscalizar o Executivo e atender a demandas do SEGH e de outros setores da sociedade, mas enfrenta dificuldades de diálogo pela postura do prefeito Daniel Guerra/PRB.

Em suas manifestações, parlamentares presentes na reunião expuseram aos empresários a barreira imposta pelo prefeito para busca de soluções em conjunto. Ressaltaram que, quando exercia cargo e vereador, Guerra já evitava contato com colegas do Legislativo.

No encontro entre vereadores e empresários, a diretora executiva Márcia Ferronato fez uma explanação sobre a história, estrutura organizacional, missão, filiados, planejamento, ações e projetos da entidade, além de dados sobre o segmento.

Mostrou que o sindicato representa 148 hotéis, motéis, pousadas e similares; 796 restaurantes; 979 casas de lanche e similares; 72 bares e casas noturnas e 114 demais estabelecimentos. O SEGH totaliza 2.019 empresas associadas, que geram cerca de 7.628 empregos.

Conforme Márcia, a entidade defende interesses do segmento, apoiando o desenvolvimento sustentável por meio de incentivo à inovação e qualificação de produtos e serviços, respeitando a cultura regional e promovendo turismo.

O sindicato tem 26 representações na região, no Estado e no País, dentre elas comissões, conselhos e grupos de trabalho. O sindicato abrange 19 municípios, com sedes em Caxias do Sul e Bento Gonçalves. A principal exigência para integrá-lo é ter CNPJ. Os associados têm uma série de benefícios por meio de convênios e parcerias com instituições, entidades e prestadores de serviços.

Participaram do Visitas Legislativas o vereadores Felipe Gremelmaier, Flávio Cassina/PTB, Kiko Girardi/PSD, Velocino Uez/PDT, Edson da Rosa/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB, Gustavo Toigo/PDT, Rafael Bueno/PDT, Ricardo Daneluz/PDT e Elói Frizzo/PSB.

O Visitas Legislativas tem por objetivo aproximar o Legislativo de instituições, entidades e outros setores, para que os parlamentares conheçam seus trabalhos.

 

23/05/2017 - 10:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo