Voltar para a tela anterior.

Reunião do Parlamento Regional em Nova Roma do Sul

Esforço concentrado na inclusão de mais municípios na região metropolitana


A possibilidade de ampliar o número de municípios geograficamente dentro da Região Metropolitana da Serra Gaúcha foi mais uma vez o tema central da reunião do Parlamento Regional realizada nesta segunda-feira (22) em Nova Roma do Sul. Coordenado pelo vereador Felipe Gremelmaier, presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul e com exposição sobre o assunto feita pelo deputado estadual, Ronaldo  Santini/PTB, os presidentes de Legislativo dos municípios que integram o Parlamento foram recebidos pelo prefeito Douglas Favero Pasuch e pela presidente da Câmara de Nova Roma do Sul, vereadora Marina Panazzollo.

O deputado Ronaldo Santini, autor de um dos quatro projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa propondo regulamentação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha discorreu sobre a melhor forma de encaminhar pedido de inclusão de novos municípios nesta iniciativa. Em função desta fala do Parlamentar os representantes dos municípios presentes decidiram promover audiência com o deputado Gabriel Souza com o objetivo de pleitear a inclusão de mais municípios junto aos relatores dos quatro Projetos de Lei existentes na Assembleia Legislativa.

Também foi debatida a mobilização das lideranças dos municípios de Nova Prata e Antonio Prado que encaminham manifestação de inconformidade com a Portaria da Secretaria Estadual da Saúde que proibiu a venda de carne temperada, a fabricação de embutidos e a venda fracionada de carne aos açougues, minimercados e fiambrerias. A medida afeta drasticamente a economia da região. O propósito do abaixo assinado é chamar a atenção das autoridades e da comunidade regional sobre a necessidade de uma audiência pública que resulte na revisão da Portaria e regulamentação da matéria. 

A importância de manter vigilância permanente sobre a tramitação da derrubada do veto presidencial ao repasse de ISS sobre operações com cartões de crédito a todos os municípios do País, foi outro item da pauta. O presidente da Câmara de Vereadores de Farroupilha, Fabiano Piccoli, propôs que a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, inclua a comunidade regional nos cursos de capacitação e o aperfeiçoamento dos funcionários públicos, em convênio com a Universidade de Caxias do Sul.

Ficou ajustado que a próxima reunião ocorrerá em Farroupilha no mês de julho, após o encontro a ser realizado na Assembleia Legislativa.  Participaram da reunião do Parlamento nesta segunda-feira os municípios de Antonio Prado, Caxias, Farroupilha, Coronel Pilar, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma, São Marcos.

22/05/2017 - 17:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo