Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi sugere criação de programa municipal de primeiro emprego

Parlamentar entende que empresas que contratarem jovens de 16 a 24 anos possam ter desconto tributário


“Nós precisamos pensar na nossa juventude”, disse o vereador Alberto Meneguzzi ao protocolar indicação para o Executivo. O parlamentar sugere a realização de um estudo para a avaliação da implantação de uma projeto que possibilite desconto tributário às empresas que instituam programa de primeiro emprego à juventude. Além do prefeito, o documento também é endereçado, à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, à Coordenadoria da Juventude e à pasta de Gestão e Finanças.

“O nosso município tem quase 120.000 jovens na faixa etária dos 15 aos 29 anos, de acordo com o IBGE. Meuitos deles estão em projetos com o Pescar, o Senai ou o Florescer. No entanto, a grande maioria dessa gurizada acaba não tendo acesso a essas iniciativas e ficam às margens da criminalidade. Nossa ideia é que o município conceda desconto na cobrança de impostos às empresas que contratarem jovens de primeiro emprego”, explica Meneguzzi.

 

Para afinar tal sugestão, o vereador esteve reunido com o coordenador municipal da Juventude, Lucas Guarnieri, que se manifestou favorável ao mérito da iniciativa. “Nos reunimos e a equipe do gabinete apresentou a ideia para o Lucas. Ele se comprometeu a intermediar, junto ao Executivo, uma forma de viabilizar o estudo e depois, se possível a implantação do projeto”, comenta.

Na prática, as empresas que desejassem aderir ao programa fariam um cadastro junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que informaria de forma regular a Secretaria Municipal de Gestão e Finanças, sobre as empresas que tiverem as condições de adesão. As organizações de micro e pequeno porte que mantivessem um percentual de 20% do seu quadro funcional formado por jovens de 16 a 24 anos, e de 30% nas empresas de médio porte, teriam o valor do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) calculado com a incidência da menor alíquota vigente.

“Nossa sugestão é fruto de uma preocupação e de um trabalho que desenvolvo com a juventude há muitos anos. Os jovens precisam de oportunidades, precisam ganhar experiência. A maioria das empresas querem funcionários com experiência. O jovem se candidata, mas não tem experiência. Como vai conseguir trabalho se ninguém dá oportunidade? É um dilema e nós sabemos que as empresas não vão contratar se não ganharem algo em troca”, resume Meneguzzi.

Alberto Meneguzzi teve conhecimento de ideia semelhante, de autoria do vereador André Carús (PMDB), que está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre, desde 2010. “Eu acredito que boas ideias devem ser trazidas para a nossa realidade. O vereador Carús fez esse projeto em Porto Alegre e nós, aqui, entendemos que ele possa vir a beneficiar nossa juventude”, conclui.

 

19/05/2017 - 10:48
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo