Legislativo homenageia imigração e colonização italiana

Data municipal teve cerimônia de iniciativa do vereador Velocino Uez

Em clima de filó, a Câmara de Vereadores homenageou o Dia da Imigração e Colonização Italiana no Município de Caxias do Sul. Iniciativa do parlamentar Velocino Uez/PDT, a cerimônia reuniu comunidades do interior, coral, as soberanas da Festa da Uva, ex-vereadores, autoridades e referências culturais da cidade.

A Lei Municipal 5.988, de 7 de abril de 2003, instituiu a Semana da Etnia Italiana em Caxias do Sul. A autoria é dos ex-vereadores Jerônimo Dani e Walmor Vanazzi. Já a Lei 6.382, de 16 de junho de 2005, instituiu o Dia da Imigração e Colonização Italiana no Município de Caxias do Sul. A autoria é do vereador Gustavo Toigo/PDT.

Em seu pronunciamento, Uez lembrou dessa imigração, origem da cidade que hoje abraça pessoas de todas as etnias. Destacou a fé e o espírito empreendedor para o trabalho do povo fundador da Colônia Caxias que recebeu terras para plantar e morar.

“Derrubaram a mata e lançaram as primeiras sementes. Alinhavaram sonhos e ensinaram seus filhos a amar a pátria de seus pais e aquela que os acolheu”, declarou o vereador.

Velocino Uez destacou que, passados 142 de história, os descendentes de italianos repassam tradições a seus filhos. Assim, Caxias do Sul evoluiu e hoje é metrópole e exemplo de desenvolvimento urbano, comercial, industrial e social para o Brasil, salientou o parlamentar. Também lembrou a importância da Festa da Uva, finalizando seu discurso com saudações em dialeto italiano.

Na sequência da homenagem, ocorrida na noite de quinta-feira (18/05), o Coral Radize D’Italia apresentou músicas e danças típicas. Com suas canções, homens e mulheres do grupo levaram alegria ao público do plenário, que se animou ainda mais com a chegada das soberanas da Festa da Uva.

Desde o final da última edição do evento, a rainha Rafaelle Galiotto Furlan e as princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso não participavam de um evento oficial. O convite partiu da Câmara Municipal, através do gabinete do vereador Velocino. A rainha fez uma saudação, dizendo que o trio estava emocionado em novamente representar a Festa da Uva em público.

“Sentimos um arrepio porquê, depois de um ano e dois meses, estamos aqui. Estávamos com saudade de vestir novamente nossos trajes e representar a Festa da Uva e a história do nosso povo”, declarou.

Rafaelle prosseguiu sua fala ressaltando a importância da colonização italiana e que Caxias do Sul ainda é uma cidade jovem:

“Apesar dos 142 anos dessa história, se pensarmos em relação ao mundo, como a Europa, é pouco. Mas mesmo assim nossa cidade é exemplo de desenvolvimento, fé e perseverança. A Festa da Uva mostra o quanto juntos somos mais fortes.”

Em representação ao Poder Executivo, a secretária da Cultura, Adriana Antunes, relatou a trajetória de seus bisavós Anselmo Tomiello e Maria Scariot, italianos que chegaram no Brasil em 1891. O casal se instalou na localidade de Ana Rech.

“Eu que sou a terceira geração de imigrantes italianos aqui em Caxias, cresci num entremeio entre colônia e cidade. Guardo respeito e admiração por aquela gente corajosa que atravessou o Oceano Atlântico em busca de nova vida e, mesmo diante de tanta adversidade, firmou raiz”, declarou Adriana.

Ao finalizar a homenagem, o presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier/PMDB.

“Hoje tivemos aqui um importante e emocionante evento de história, cultura e resgate emblemático de tradições do que foi a construção da nossa cidade. Esperamos que se perpetue essa valorização cultural, como mostrou o vereador Velocino Uez com suas palavras em dialeto e o coral com suas músicas e danças”, destacou o presidente.

Felipe Gremelmaier falou ainda da importância de estarem na plateia a pesquisadora Cleodes Piazza e o escritor José Clemente Pozenato.

Também participaram da cerimônia os vereadores Paula Ioris/PSDB, Gustavo Toigo, Kiko Girardi/PSD, Elisandro Fiuza/PRB, Alberto Meneguzzi/PSB, Ricardo Daneluz/PDT, Alceu Thomé/PTB, Rafael Bueno/PDT, Paulo Périco/PMDB, Elói Frizzo/PSB, e outras autoridades.

19/05/2017 - 10:30

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697