Voltar para a tela anterior.

Daneluz lamenta cancelamento do 7° Horti Serra Gaúcha

Vereador informou decisão do Executivo sobre evento que ocorria a cada dois anos


O vereador Ricardo Daneluz/PDT lamentou na sessão ordinária desta quarta-feira (17/05) a decisão da Prefeitura de Caxias do Sul em adiar o 7° Horti Serra Gaúcha, que ocorreria em 2017, para 2019. Criado em 2006, o evento vinha acontecendo a cada dois anos, com uma série de atividades sobre o cultivo de frutas e hortaliças, inovação, tecnologia e gestão no campo, voltadas aos agricultores do Nordeste do Estado.

Daneluz apresentou no plenário um histórico do evento. Mencionou o pedido de informação que protocolou junto ao Executivo, a respeito da realização de eventos no município. No documento, a Prefeitura anunciou que a próxima edição do Horti Serra ocorrerá daqui a dois anos, no mesmo período da 32ª Festa Nacional da Uva, com uma estrutura melhor e remodelado. O parlamentar citou, ainda, o adiamento da Festa do Vinho Novo, de Forqueta, também para 2019, e a indefinição quanto a Festa do Pinhão, de Vila Seca, que deve ocorrer em julho deste ano. Por fim, destacou a apreensão diante da indefinição quanto a Festa do Agricultor de Fazenda Souza e a Semana de Vila Oliva.

Os possíveis adiamentos do Rodeio de Caxias do Sul e das atividades relacionadas à Semana Farroupilha, nos Pavilhões da Festa da Uva, também preocupam Daneluz. Sobre o Rodeio, a Prefeitura respondeu afirmando que, em razão das dificuldades financeiras, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) não manterá o apoio financeiro para a realização do evento. Sobre os festejos farroupilhas, o pedetista se disse aflito e pediu para que a administração municipal apenas ceda os Pavilhões, sem custos, para que a união do movimento tradicionalista gaúcho realize as atividades de 20 de setembro.

            Manifestaram-se, em aparte, os vereadores Rodrigo Beltrão/PT, Alberto Meneguzzi/PSB, Rafael Bueno/PDT, Flavio Cassina/PTB, Prof. Paulo Périco/PMDB e Gladis Frizzo/PMDB. Beltrão disse que o cancelamento de eventos é prejudicial para a economia do município, enquanto Meneguzzi criticou a omissão de entidades diante do adiamento de ações que envolvem a comunidade do município. Bueno disse que a Justiça está dando o caminho para tudo o que é relacionado ao governo municipal.

            Cassina relembrou a criação do Fórum Permanente de Desenvolvimento dos Distritos (FPDD), no primeiro mandato de José Ivo Sartori/PMDB à frente da Prefeitura, que montou um calendário anual com três eventos permanentes nas localidades do Interior, e pontuou que o programa deveria ser retomado. Périco disse que o prefeito Daniel Guerra/PRB faz um jogo estratégico de segurar dinheiro público para 2019. Gladis questionou se Caxias do Sul contará, neste ano, com a Feira do Vinho, onde cantinas da região colocam a venda produtos com preços acessíveis, na Praça Dante Alighieri.

 

 

17/05/2017 - 16:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Clever Moreira - 8697
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo