Voltar para a tela anterior.

Neri, O Carteiro sugere a proibição de ônibus sem a presença de operador de sistema

O parlamentar anunciou ter desarquivado projeto relacionado ao tema


O vereador Neri, O Carteiro/SD anunciou, na sessão ordinária desta quarta-feira (17/05), que desarquivou, no inicio de 2017, um projeto de autoria do ex-vereador Henrique Silva, que revoga a alínea A do inciso I, no artigo 5° da Política Municipal de Gestão do Transporte Coletivo e Seletivo (lei 7.082/2009). A intenção é passar a exigir que ônibus leves, tipo midibus, só operem com a presença de operadores de sistema, os cobradores.

Neri afirmou que são cada vez mais recorrentes as demissões de operadores de sistema, medida que, em sua visão, prejudica a comunidade, já que, nos midibus, os motoristas, muitas vezes, são sobrecarregados com duas funções. Disse que os trabalhadores têm que dirigir os veículos, cobrar a passagem, prestar informações aos clientes e zelar pela entrada e saída de passageiros, em segurança. Para o vereador, a situação atual ocasiona atrasos no transporte coletivo, já que os ônibus ficam parados por muito tempo, até que o motorista consiga cobrar as passagens de todos os usuários.

A ideia de Neri é levar ao plenário, para votação, a retirada da alínea A. A disposição, de acordo com o vereador, trará benefícios, tanto para a comunidade, em questão de segurança, quanto para os trabalhadores, que teriam a manutenção garantida de seus empregos.

O parlamentar ponderou que conhece o assunto com propriedade, já que atuou na Viação Santa Tereza de Caxias do Sul (Visate), concessionária do transporte coletivo local, por cinco anos, onde exerceu as funções de operador de sistema e motorista. Para ele, a proibição da circulação de ônibus sem cobrador não terá impacto na tarifa. Por fim, defendeu que o Legislativo caxiense contribuísse na revisão das gratuidades.

17/05/2017 - 15:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo