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Elói Frizzo solicita revisão das conversões à direita e do uso compartilhado do corredor azul

O vereador defendeu posicionamento da Visate, pela preservação de critérios iniciais do SIM Caxias


Um diagnóstico apresentado pela Viação Santa Tereza de Caxias do Sul (Visate), concessionária do transporte coletivo local, ontem, à Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, foi repercutido pelo vereador Elói Frizzo/PSB, que preside o grupo parlamentar. Na sessão ordinária desta terça-feira (16/05), o parlamentar informou que tomará providências já reivindicadas pela Visate, junto à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Uma delas requer a apreciação urgente dos pedidos de proibição de conversão, pelo menos, das ruas Sinimbu, esquina com a Rua Garibaldi, e Pinheiro Machado, esquina com a Rua Coronel Flores.

Outra medida aponta para o retorno da utilização exclusiva da 2ª faixa (azul/BRS), pelo menos, no horário compreendido das 17h às 19h30min. Frizzo defendeu ponderações da Visate. Entre as quais, a inviabilidade do cumprimento da planilha de horário vinculada ao projeto do Sistema Integrado de Mobilidade, o SIM Caxias, após a liberação das conversões à direita e do uso compartilhado (ônibus e outros veículos automotores) da 2ª faixa, nos horários de pico, desde janeiro de 2017.

O socialista criticou o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, por não agir contra algumas das consequências das alterações, no SIM Caxias. Frizzo exemplificou a partir da linha TR-01, por meio do sistema de gerenciamento de frota da empresa. Reproduziu parte do documento, pela qual a inviabilidade das ultrapassagens dos ônibus, pela utilização compartilhada da faixa de trânsito BRS, impede a distribuição regular dos veículos, determinando a concentração de coletivos, em determinados pontos do itinerário.

De acordo com Frizzo, a Visate fez as solicitações à secretaria, mediante ofício, no último dia 27 de abril. O parlamentar contou que, dois dias antes, a concessionária também havia apresentado uma análise da referida linha. Ele citou o estudo: “Na primeira imagem, o mapa de rastreamento do ônibus da linha TR-01, em 7 de dezembro de 2016, às 18h, operou em consonância com o SIM Caxias e com a correta distribuição de veículos, na frequência de quatro minutos”.

Frizzo mencionou a segunda imagem e a posição da mesma linha, em igual horário, em 12 de abril de 2017, após a liberação do corredor compartilhado, nos horários de pico, e das conversões à direita. Afirmou que, pelo estudo, houve distância significativa entre os veículos, a inexistência de ônibus na Rua Sinimbu (extensão da Avenida Itália até a Rua Vereador Mário Pezzi), além da concentração de coletivos, no final da Rua Pinheiro Machado.

O documento da Visate complementou que a linha TR-01 passou a ofertar frequência de 4.4 minutos, nos picos do meio-dia e do final da tarde. Ponderou que a situação determinou que a linha operasse com 16 horários a menos, em dias úteis, o que corresponde a uma redução de 4% do número de horários disponibilizados aos usuários, segundo a própria empresa.

16/05/2017 - 11:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

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