Voltar para a tela anterior.

Seminário debaterá reforma do ensino médio em Caxias

Proposta é da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores


A percepção equivocada da sociedade induzida pela propaganda oficial, de que a Reforma do Ensino Médio é fato consumado, levou a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara Municipal, a propor a realização de Seminário sobre o tema.

O evento terá como parceira a 4ª Coordenadoria Regional de Educação, apoio do Conselho Municipal de Educação e entidades ligadas ao ensino. Segundo o presidente da Comissão, vereador Edson da Rosa/PMDB a forma como assunto desta importância tem sido veiculado na propaganda do MEC, citando percentual de aprovação pela comunidade, leva à conclusão de que está tudo resolvido. “Pelo contrário, pelas informações que a Comissão levantou junto a CRE, este Plano não tem condições de ser implantado no Rio Grande do Sul”.

A necessidade de mobilizar a sociedade para entender a dimensão da mudança e formar um conceito sobre a realidade educacional do País é a base de discussão do encontro que será agendado nos próximos dias. A decisão de promover o Seminário foi o ponto alto da reunião da reunião da Comissão realizada na quarta-feira (9) na Sala Geni Pettefi. Na oportunidade a titular da 4ª CRE, Janice Terezinha Zabarda Moraes, apresentou o quadro de lotação dos professores e a oferta de vagas de nível médio na região de abrangência da Coordenadoria.

A avaliação é de que sobram vagas, mas não nos estabelecimentos que as pessoas desejam, por razões de mobilidade. Os dados apresentados foram de nível regional. A demanda a ser atendida a pedido da Comissão é de montar um quadro específico sobre a realidade enfrentada em Caxias do Sul.  Afora o aspecto funcional, foram analisadas questões de estrutura física das escolas, em especial a situação enfrentada pela Escola Estadual Renato Del Mese, localizada em Vila Cristina.

11/05/2017 - 16:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo