Voltar para a tela anterior.

Vereador Prof. Périco recebe comitiva de São Francisco de Paula

Grupo, liderado pelo vice-prefeito Thiago Teixeira, solicitou material usado pelo parlamentar em sessão sobre desenvolvimento econômico


O vereador Prof. Paulo Périco recebeu na tarde desta quarta-feira (10/05), em seu gabinete, a visita de uma comitiva de São Francisco de Paula. O grupo, liderado pelo vice-prefeito Thiago Teixeira, solicitou o material "Inovação e Desenvolvimento de Caxias do Sul", apresentado pelo parlamentar na sessão ordinária do último dia 18 de abril.

O pronunciamento do vereador na ocasião foi visto pelo servidor aposentado Wilson Pinheiro Bosle pela TV Câmara. Ele divulgou aos membros da administração do município vizinho, que buscam saber a história dos arranjos produtivos, para a construção de uma nova matriz econômica. A agricultura é a área de destaque de São Francisco de Paula, como contaram também no encontro o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Rafael Bertuol Marques, o secretário de Proteção Ambiental, Alexandre Camelo e o técnico desta pasta, Julio Jomrtz.

A apresentação "Inovação de Desenvolvimento de Caxias do Sul", de autoria de Périco, que é professor universitário, trata de metrópoles mundiais que de forma integrada desenvolveram inovação e se transformaram referências mundiais como matriz tecnológica. Cita os exemplos de Grenoble, na França, e do Vale do Silício, na Califórnia, onde as universidades constituíram alianças estratégicas com foco na geração de empregos de alta tecnologia, utilizando seus docentes e institutos ligados à pesquisa. Paulo Périco estabeleceu dados comparativos entre os resultados alcançados por esta política nas regiões mencionadas, sua evolução econômica, e a realidade de Caxias do Sul e Serra Gaúcha. Usou como parâmetros a população local e regional e a geração de empregos num mercado de alta tecnologia e inovação, onde a remuneração é muito maior e provoca aumento do consumo e do desenvolvimento.

"Precisamos pensar em rede e a administração de São Francisco está neste caminho. Vieram conhecer a nossa Incubadora Tecnológica e o TecnoUCS. Estão buscando agregar valor a matéria-prima que produzem, no caso os hortifrutigranjeiros. E isso se consegue com a união da academia (universidade), poder público e as empresas. Fiquei muito feliz que minha abordagem nessa área tenha interessado a um município da nossa região", avalia.

11/05/2017 - 13:25
Gabinete do Vereador Prof. Périco/PMDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo