Voltar para a tela anterior.

Vereador propõe reflexão sobre aniversário da Abolição da Escravatura

Edson da Rosa diz que 129 anos depois preconceito ainda persiste


Falando no Grande Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (11/05), o vereador Edson da Rosa/PMDB discorreu sobre a relevância histórica da Lei Áurea na sociedade brasileira, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888. Para o parlamentar, mesmo passados 129 anos, os negros continuam caminhando rumo à liberdade, a dignidade e a cidadania. O preconceito persiste no Brasil de forma velada. Isso que estamos no País com maior população negra fora da África e o segundo do planeta.

Para ele os preconceitos são de toda a ordem e e em boa parte das vezes se manifesta pela tradição e de forma inconsciente. A expressão “negro de alma branca”, não é formulada com a intenção de ferir, porque tornou-se expressão corrente para quem fala, mas não é assim com quem ouve. A reflexão proposta é de que embora se perceba participação maior dos negros na mídia, na política e em outras áreas importantes, há necessidade de uma mudança de consciência coletiva  em reação ao preconceito de qualquer espécie. É desta forma que cada um toma posse de sua cidadania.

Em aparte o vereador Paulo Périco/PMDB referiu a importância da abordagem, tema permanente de estudos face a importância do papel histórico dos negros na sociedade brasileira. Presença iniciada em 1849 quando para cá foram trazidos destinados a trabalhar de forma escrava nos canaviais, nas lavouras de café, na extração de pedras preciosas, enfim na base econômica do País. Da mesma forma foi notável a contribuição dos negros na formação  cultural, artística, no linguajar, serão sempre merecedores do respeito da Nação.

As vereadoras Gladis Frizzo/PMDB e Paula Ioris/PSDB também apresentaram suas congratulações ao vereador Edson da Rosa pela homenagem prestada aos 129 anos da Abolição da Escravatura que se comemora no próximo domingo (13).

11/05/2017 - 10:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo