Voltar para a tela anterior.

Florescer é aplaudido na Câmara Municipal

Pelos seus 15 anos, o projeto de assistência social da Randon recebeu do Legislativo o Prêmio Caxias do Sul


A exposição de uma trajetória exemplar na assistência social marcou a entrega do Prêmio Caxias do Sul ao programa Florescer, do Instituto Elisabetha Randon. Por iniciativa do vereador Alberto Meneguzzi/PSB, a homenagem foi feita pela Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (10/05).

Em nome do Legislativo, Meneguzzi falou da importância do programa de 15 anos. Destacou que iniciativa do empresário Raul Randon promove valores, em momento em que a cidadania e a paz se fazem tão necessárias frente a problemas como drogas e famílias desestruturadas.

O parlamentar elogiou a iniciativa de Randon no resgate das qualidades de crianças e jovens, dando-lhes oportunidade de aprendizado e colocação no mercado de trabalho. Salientou que mais empresários deveriam seguir esse exemplo, pensando menos em lucros.

“O senhor Randon é conhecido como Rei Midas, porque onde ele coloca a mão vira ouro. E o Florescer é o seu maior ouro”, declarou.

O socialista também elogiou a filha de Randon, Maurien Randon Barbosa, presidente do Instituto Elisabetha Randon, pela sua perseverança na assistência social.

Em seu pronunciamento, Maurien afirmou que, pela segunda vez ocupar a tribuna legislativa em quatro anos, é sinal de que está no caminho certo por seu trabalho em assistência social.

“Por um lado, a sensação é de dever cumprido. Por outro, é que temos mais por fazer e novas metas”, afirmou Maurien, antes de apresentar números de atendimentos e anunciar um vídeo sobre atividades do programa e com depoimentos de jovens beneficiados.

A presidente do instituto agradeceu a Câmara Municipal e outros parceiros, como o Senai, o Sesi, escolas, empresas, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e o Executivo. Destacou que o Florescer depende de apoiadores.

Também da tribuna, Raul Randon, presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, contou a origem do programa e discorreu sobre a preocupação da Randon com as pessoas, principalmente de seus colaboradores.

“Há pessoas com muita inteligência, que muitas vezes se perde por falta de oportunidades. Peço aos empresários e apoio aos vereadores, para que mais empresas sejam parceiras do Florescer. Nós damos o suporte”, comentou Randon, referindo a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Em representação ao Poder Executivo, a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Rosana Menegotto, disse que a prefeitura não tem condições de garantir sozinha a assistência social. Explicou que Caxias do Sul investe mais na alta complexidade do que na prevenção dos problemas:

“Os serviços de acolhimento estão superlotados e o investimento é caro. Depois que se chega à necessidade desses atendimentos é difícil reverter. Daí a importância da prevenção. Por isso um projeto como o Florescer merece todo o apoio dos empresários e do Poder Público. Se não fosse por ele, a situação da assistência social estaria pior na cidade”.

Em seguida, a cerimônia teve apresentação do Coral Infantil do Programa Florescer, que apresentou três músicas, entre elas “Chove Chuva”, de Jorge Ben Jor.

Para finalizar a homenagem, o presidente da Câmara Municipal, Felipe Gremelmaier/PMDB, elogiou o programa, fazendo referência a Raul Randon ser chamado de Rei Midas:

“O pote de ouro é dar dignidade às pessoas carentes. Que o projeto tenha vida longa e que as empresas se unam em 10 ou 15 para serem parceiras do Florescer. O Grupo Randon dá apoio, como disse o Senhor Raul”.

Após a cerimônia, crianças, jovens e colaboradores do Florescer conheceram o prédio e o funcionamento do Legislativo, no programa Câmara Convida.

Desde 18 de março de 2002, o Florescer prepara crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social para cidadania e para viver com melhor qualidade. Disponibiliza atividades pedagógicas, culturais e esportivas, de segunda a sexta-feira, no turno inverso ao da escola regular.

Tem 360 beneficiários em dois núcleos, nas dependências das empresas Randon e Fras-le, em Caxias do Sul. Conta com franquias em Bento Gonçalves, Vacaria, Ribeirão Preto (SP) e Maringá (PR). Já atendeu 5.490 crianças e adolescentes em Caxias do Sul, e mais 5.160 nas franquias.

10/05/2017 - 13:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo