Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo destaca o turismo industrial como alternativa para Caxias do Sul

Inscrito no grande expediente, o pedetista também prestou contas de sua viagem a Portugal


O vereador Gustavo Toigo/PDT utilizou a tribuna do Legislativo, nesta terça-feira (09/05), para fazer uma prestação de contas de sua viagem a Portugal, ocorrida no mês passado. Na cidade de Coimbra, Toigo apresentou o Caminho Padre João Schiavo, durante a 5ª Conferência Unesco Unitwin, destacando os atrativos que Caxias do Sul possui e as perspectivas para potencializar o turismo, com a movimentação de pessoas movidas pela fé. O pedetista viajou a convite da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com recursos próprios.

Toigo afirmou que o turismo religioso vem crescendo em todo o mundo. Disse ter percebido, a partir de uma palestra na Europa, o potencial de Caxias do Sul para outra atividade econômica: o turismo industrial. “Trata-se de um produto pouco explorado em nossa região, que é tão pujante nas mais diversas ramificações da industrialização”, comentou.

Na visão do pedetista, o turismo industrial proporciona que os turistas conheçam não só as indústrias, mas, também, as culturas, as organizações e as técnicas do mundo do trabalho, em uma viagem do passado ao futuro. Toigo ressaltou que a atividade, já tradicional em países como França e Portugal, também favorece a potencialização da imagem das indústrias, a criação de novas oportunidades de negócios e a valorização da identidade do setor.

O parlamentar salientou que o turismo industrial pode ser uma boa alternativa para o complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) e que esta atividade contribui com a diversificação turística da Serra gaúcha. Para ele, trata-se de vantagem competitiva à região, em relação a outras que não possuem o mesmo potencial, como a Campanha e o Litoral Norte, por exemplo.

Os vereadores Alceu Thomé/PTB, Edson da Rosa/PMDB e Prof. Paulo Perico/PMDB parabenizaram Toigo pela abordagem do tema. Thomé ponderou que, aproximadamente, 300 pessoas estão envolvidas com o evento de beatificação do Padre João Schiavo, que deverá trazer milhares de turistas da América Latina e da Europa a Caxias, no próximo dia 28 de outubro. Edson destacou que o turismo industrial pode criar uma nova matriz econômica, em nível regional. Perico considerou que a atividade estratégica proporciona aos empreendimentos desenvolver o turismo de uma determinada região e divulgar suas marcas.

09/05/2017 - 15:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo