Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo lamenta o adiamento da 32ª Festa Nacional da Uva

A decisão foi anunciada ontem, pela Prefeitura de Caxias do Sul


O adiamento da 32ª Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, anunciado ontem, pela Prefeitura Municipal, foi lamentado pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, que ocupou a tribuna do Legislativo, na sessão ordinária desta quinta-feira (04/05). Na ótica do pedetista, a decisão apagaria o que chamou de chama que aquece a cultura, a economia e o turismo da cidade.

De acordo com o pedetista, o evento consiste em cartão-postal de Caxias, por ser a identidade local. Lembrou os investimentos feitos ao longo dos anos, nos pavilhões da festa, como obras de saneamento e a construção do Espaço Som e Luz.

Toigo comparou a medida com possíveis cancelamentos do Carnaval do Rio de Janeiro e da Oktoberfest de Blumenau, por exemplo. Para ele, a Festa da Uva e esses dois eventos promovem a geração de empregos e movimentam o comércio.

Em seguida, manifestaram-se os vereadores Alceu Thomé/PTB, Elói Frizzo/PSB, Rafael Bueno/PDT, Ricardo Daneluz/PDT, Rodrigo Beltrão/PT e Velocino Uez/PDT. Bueno disse ter recebido relatos de turistas do Rio de Janeiro que já estavam com ônibus reservados, para visitarem Caxias do Sul, ano que vem, durante a festividade.

Velocino afirmou que o adiamento é uma grande perda para os agricultores e que o patrocínio da Prefeitura se trata de braço direito, para a realização da festa. Beltrão defendeu que a Câmara Municipal fizesse moção de contrariedade, para que o Executivo revisse a sua posição. Para Thomé, sofrerão produtores rurais que faziam a exposição de uvas, durante o evento. Daneluz disse que a decisão deixou caxienses no ridículo e que a Festa faz parte do calendário nacional de eventos, enquanto que Frizzo pontuou que adiar o evento é não apostar no maior símbolo de pertencimento que a cidade tem.

Segundo o calendário divulgado pelo Conselho Consultivo do evento, a 32ª edição da Festa da Uva ocorrerá em fevereiro de 2019. Os preparativos iniciam-se ainda neste ano, com as inscrições para o concurso de escolha da rainha e das princesas abertas entre 16 de outubro e 16 de dezembro. O pré-concurso seguirá até 19 de maio de 2018, dia em que o parque de eventos da festa deverá receber a escolha das soberanas.

04/05/2017 - 14:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo