Voltar para a tela anterior.

Adiló apresenta indicação para incentivar primeiro emprego

Vereador pediu ao governo federal que estude desonerações para a contratação de jovens ainda sem registro na carteira de trabalho


O vereador Adiló Didomenico/PTB apresentou indicação ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para que estude a viabilidade de criar desonerações pelo período de um ano às empresas que contratarem jovens, de 18 a 24 anos, em busca do primeiro emprego. A sugestão, protocolada nesta semana, foi o tema de fala do parlamentar na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caxias do Sul nesta quinta-feira.
Segundo o texto da indicação, a ser enviada ao ministro Ronaldo Nogueira, a implantação de desonerações visa gerar um ambiente favorável para a contratação desses jovens, que mais sofrem com o desemprego. O índice de pessoas sem colocação no mercado de trabalho, de acordo com o IBGE, é mais do que o dobro entre jovens do que a média geral. No período entre julho-setembro de 2016, o desemprego chegou a 11,8%, contra 25,7% entre jovens de 18 a 24 anos.
"Essa realidade urge iniciativas por parte do governo federal, visando a criar condições para a contratação de jovens", sustenta Adiló no texto. "Beneficiar às empresas que contratam jovens ainda sem registro na carteira, reduzindo custos trabalhistas, é uma forma de ajudar a esse contingente que busca a primeira colocação e precisa muito de renda, seja para custear estudos, seja para sobreviver ou seja para evitar riscos de levá-lo a ingressar na marginalidade."
Ao abordar o tema da tribuna, Adiló se disse preocupado com a situação. "Os jovens enfrentam uma triste realidade. Nas poucas vagas que surgem, as empresas querem experiência. Mas como ter experiência se não se abre as portas para esses jovens", questionou o petebista. "Sem emprego, o jovem não tem dignidade."

27/04/2017 - 15:15
Gabinete do Vereador Adiló Didomenico
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo