Voltar para a tela anterior.

Comissão do Legislativo discute projeto para elaborar a regulamentação de instituições de longa permanência a idosos

No momento, em Caxias, existem 28 ILPI e mais de 55 mil pessoas da chamada melhor idade


Um projeto para regulamentar as instituições de longa permanência para idosos (ILPI), em Caxias do Sul, está em discussão, no Legislativo caxiense. Na tarde desta quarta-feira (26/04), na sala das comissões da Casa, a Comissão do Idoso, presidida pelo vereador Kiko Girardi/PSD, reuniu órgãos que representam a categoria, a fim de dar início a uma elaboração conjunta de futura proposta. No momento, na cidade, existem 28 ILPI e mais de 55 mil pessoas da chamada melhor idade (igual ou superior a 60 anos), conforme dados do Conselho Municipal do Idoso.

A presidente do conselho, Franciele Roso, contou que, no final de março passado, a Prefeitura instituiu um grupo de trabalho, para se dedicar ao debate sobre as ILPI. Afirmou que, apesar de legítima, a proposta de regulamentação das instituições de longa permanência demandará mais estudos. “Hoje, há três tipos de serviços de intensificação do vínculo do idoso com a própria família, para ampliar a expectativa de vida e garantir o envelhecimento saudável”, explicou.

Franciele ressaltou que já começou a mobilização em torno do Dia Municipal de Conscientização da Violência contra o Idoso, lembrado na data de 15 de junho de cada ano, como prevê a lei 7.779/2014. Comentou que todos os órgãos envolvidos precisam estar atentos aos fluxos de denúncias de toda forma de agressão às pessoas idosas.

Sob a condução do Legislativo, também fazem parte do grupo de debates sobre ILPI a Associação Caxiense das Instituições de Longa Permanência para os Idosos, a Coordenadoria Municipal do Idoso, a Fundação de Assistência Social (FAS), o Ministério Público, a Vigilância Sanitária. Além do vereador-presidente Kiko Girardi/PSD, integram a Comissão do Idoso os vereadores Alceu Thomé/PTB, Elisandro Fiuza/PRB, Flavio Cassina/PTB e Ricardo Daneluz/PDT. Cassina participou da reunião de hoje.

26/04/2017 - 17:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo