Voltar para a tela anterior.

Legislativo homenageia 140 anos de Ana Rech

Sessão Solene resgata história da imigrante que virou símbolo


Por iniciativa do vereador Ricardo Daneluz/PDT e com o apoio de outros parlamentares, o Poder Legislativo de Caxias do Sul realizou terça-feira (25/04) à noite Sessão Solene em homenagem às comemorações dos 140 anos de Ana Maria Pauletti Rech.

Coube a Daneluz saudar a comunidade homenageada. Discorreu sobre a trajetória e o significado de Ana Rech na construção de Caxias do Sul, epopeia traduzida em livro recentemente lançado pelo escritor italiano Salvattore Liotto.

O parlamentar narrou o desafio que a viúva com oito filhos enfrentou para deixar Pedavena, atravessar o oceano, para se estabelecer no lote 104 do Travessão Leopoldina, 8ª Légua da colônia Caxias. Em 1887, a valente mulher, que também era parteira, abriu uma pousada para abrigar tropeiros e casa de comércio, que viria a ser o marco inicial da criação do povoado.

O vereador Daneluz, que é natural de Ana Rech, agradeceu os subsídios históricos que lhe foram alcançados pelo professor e ex-vereador pela comunidade, Valter Susin.

Relatou episódios marcantes na vida da comunidade de Ana Rech, com destaque para a criação do Cartório do distrito, fato ocorrido em 1927 e que deu a Ana Rech outro status. Assim, o povoado que nasceu de um sonho imigrante virou vila, distrito, bairro e hoje sede de região administrativa. Destacou o papel da Sociedade Amigos de Ana Rech, a Samar, a mais antiga associação de bairros de Caxias do Sul, reformulada pelo atual presidente, Alberto Salles e sua diretoria.

Ao final de seu pronunciamento, o vereador homenageou com flores as bisnetas de Ana Rech, Odila Todero Camelo e Genoefa Rech Boff, que estavam no plenário. A placa comemorativa oferecida pela Câmara de Vereadores à comunidade de Ana Rech, alusiva às comemorações de seus 140 anos, foi entregue ao presidente da Samar, Alberto Salles.

O agradecimento do líder comunitário seguiu a linha de assinalar o trabalho e a visão humanitária de Ana Rech, que doou terrenos não apenas para a construção da primeira capela e do cemitério, mas teve papel marcante na formação educacional e religiosa na região. Cedeu a área para vinda da Ordem dos Monges Camandulenses e, mais tarde, da Congregação dos Josefinos de Murialdo, com atuação decisiva nos estudos da população do interior.

Ricardo Daneluz destacou as lutas da Samar na promoção do turismo através de eventos que divulgam as tradições italianas, preservam as características da população o que atrai visitantes e alimenta aspecto importante da economia de Ana Rech. Considerou a relevância do trabalho desenvolvido pelo pessoal que se dedica ao artesanato com a Aldeia dos Presépios e o Encanto de Natal, que se transformaram em atrações turísticas ao lado da gastronomia e do convívio comuma população que busca ser reconhecida como “um local bom para se morar”.

O prefeito Daniel Guerra/PRB, que prestigiou a solenidade, fez questão de parabenizar a comunidade de Ana Rech, a história de sua fundadora e a importância adquirida pelo povoado na constituição da região administrativa em que se transformou, hoje atendida pela subprefeitura. São 16 mil habitantes que ainda conseguem manter características de interior e ambiente colonial, transformada em vocação turística.

Além da trajetória histórica, perenizada no monumento em homenagem à fundadora da comunidade de autoria do escultor e artista plástico caxiense, Bruno Segalla, o prefeito finalizou sua fala enfatizando o exemplo de generosidade que marcou Ana Rech.

A homenagem prestada foi proposta pelo vereador Ricardo Daneluz e subscrita pelos vereadores Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Kiko Girardi/PSD, Gladis Frizzo/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Rafael Bueno/PDT e Velocino Uez/PDT. 

A Sessão Solene foi presidida  pelo vereador Felipe Gremelmaier/PMDB e contou com a presença também dos vereadores Alceu Thomé, Adiló, Chico Guerra/PRB, Édio Elói Frizzo/PSB, Flávio Cassina/PTB, Kiko Girardi, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Velocino Uez e do autor do pedido, Ricardo Daneluz.

26/04/2017 - 09:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo