Voltar para a tela anterior.

Kiko Girardi defende idoso na questão da gratuidade

Vereador não quer que sejam tratados como vilões no transporte


O vereador Kiko Girardi/PSD alertou a comunidade para a injustiça a que estão sujeitos os idosos de Caxias do Sul, de serem considerados vilões nos desencontros relativos ao transporte público intermunicipal e urbano. O vereador, que preside a Comissão do Idoso no Poder Legislativo, dedicou sua fala no Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira (25) à preocupação com tratamento dado ao cidadão de idade em Caxias do Sul.

O parlamentar pondera que o papel dos vereadores é muito mais de conhecer a realidade desta população, a estrutura de serviços que existe, a atuação dos Conselhos e órgãos que se ocupam deste atendimento, do que de fiscalizar. Disse que a Comissão tem buscado atualizar este contexto de atendimento através do diálogo com Conselho Municipal do Idoso, com a Coordenadoria Municipal do Idoso, Vigilância Sanitária, FAS e Ministério Público.

Para isso, a Comissão realiza nesta quarta-feira (26) às 15hs reunião para tratar do tema. O objetivo, destaca o vereador Kiko, é auxiliar os estabelecimentos a se adequarem ao cumprimento da legislação, oferecendo um atendimento cada vez melhor aos idosos de Caxias do Sul.

Em defesa dos idosos, o vereador sustenta que a questão dos subsídios ao transporte público no município tem que ser analisada, mas protesta contra a percepção que vem sendo passada de que a culpa é das pessoas de idade.

“Os idosos não podem ser considerados pela população como vilões”, afirmou. E referiu o contexto do transporte interurbano, onde os contratos foram renovados em 2009, sem incluir a gratuidade para os idosos pois este benefício só entrou em vigor em 2012.

Por esta razão, informou o vereador, as empresas de transporte interurbano admitem que estão tendo dificuldades para cumprir a lei da gratuidade. Cobram meia passagem. No seu entender, o problema deve ser analisado pela Câmara de Vereadores através da Comissão do Idoso na busca de uma solução que contemple os interesses das empresas sem prejudicar a população acima de 60 anos de idade.

Em aparte, o vereador Édio Elói Frizzo/PSB resgatou o histórico deste tipo de transporte, a defasagem que existe, e colocou a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transportes e Habitação, à qual ele preside, à disposição da Comissão do Idoso na construção de uma saída para o impasse.

O vereador Ricardo Daneluz/PDT manifestou seu apoio à iniciativa nesta luta que já vem de alguns anos de evitar a inviabilidade deste tipo de transporte que serve aos distritos de Caxias do Sul. Na mesma linha falou o vereador Arlindo Bandeira/PP, que conhece profundamente a realidade desta relação, já que é motorista de ônibus intermunicipal.

 

25/04/2017 - 13:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo