Voltar para a tela anterior.

Líderes debatem mecanismos de controle e mobilidade


A criação de uma empresa pública na área do transporte é uma das indicações


O espaço destinado às declarações de líderes na sessão ordinária desta quinta-feira (20) teve a participação de sete parlamentares que se debruçaram sobre temas como a criação de uma empresa pública para fiscalizar o trânsito de Caxias do Sul, e a sugestão de obras que melhorem o tráfego no entorno da Central de Abastecimento (Ceasa).  

O vereador Adiló Didomenico/PTB destacou a indicação que fez ao Executivo, ainda no ano passado, para que crie uma empresa pública de transportes, substituindo o sistema atual de fiscalização de trânsito, hoje exercido por servidores concursados. No texto o petebista refere o modelo oneroso em vigor pois a remuneração de concursados é superior a dos servidores regidos pela CLT. Entende o vereador que o custo com salários se estende ao período de aposentadoria, o que aumenta o peso para as contas públicas, o que ocorre igualmente no estado e no país.  

A vereadora Paula Ioris/PSDB mencionou o parcelamento de salários de servidores públicos vinculados ao Estado e agora também na capital, e que Caxias precisa adotar providências para não chegar a este ponto.  

Já o vereador Velocino Uez/PDT apontou a necessidade de intervenção do Executivo no entorno da Ceasa, localizada na Rua Jacob Luchesi, Bairro Santa Catarina. O parlamentar disse que a principal demanda se refere à mudança no acesso dos caminhões que comercializam produtos da Central. Para o pedetista o problema é antigo, causa congestionamento na via e expõe a risco permanente a motoristas e pedestres. Lembrando que o passeio público da Jacob Luchesi é estreito.

Velocino informou que a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) se comprometeu a viabilizar o mais breve possível a mudança no local de entrada da Ceasa. O vereador Arlindo Bandeira/PP pontuou que investimentos devem ser feitos emergencialmente naquela região. Ao raciocínio Adiló agregou o pedido de uma terceira faixa na Jacob Luchesi.

Para o vereador Ricardo Daneluz/PDT a flexibilização no horário de entrada dos compradores na Ceasa poderia solucionar os problemas de tráfego. Já para o vereador Neri, O Carteiro/SD, a colocação de tachões diminuiria a velocidade no trecho da Jacob próximo a Ceasa.  

20/04/2017 - 13:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Paulo Cancian - MTE 3.507
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo