Gladis Frizzo celebra a Semana do Livro Infantil de Caxias do Sul

PL 188/2014, de autoria da vereadora, originou a data no município

A vereadora Gladis Frizzo/PMDB, na sessão ordinária desta quarta-feira (19/04), utilizou o seu espaço na tribuna, para celebrar a Semana do Livro Infantil de Caxias do Sul, comemorada todo ano, no período de 18 de abril. A data foi instituída em 2014, em lei, a partir de projeto, de autoria da peemedebista. Ela também celebrou o Dia Nacional do Livro, lembrado ontem, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1892.

A peemedebista afirmou que a educação é um dos pilares de seu mandato, na Câmara Municipal, e pediu que os educadores caxienses, durante essa semana, desenvolvessem atividades de leitura de livros nacionais, instigando a imaginação das crianças, por meio de desenhos, pinturas e pequenas peças teatrais.

Em seguida, Gladis apresentou as histórias de Alexander Almeida de Mello, ex-gari da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), que se formou em Direito e é fluente em três línguas. Falou de Domingas Giacomin Colombo, bibliotecária do Colégio Mutirão Objetivo. A parlamentar evidenciou que a persistência, a educação e as práticas de leitura são agentes transformadores de vidas. Contou que, na manhã de ontem, representou o Legislativo caxiense durante a abertura da 17ª edição do projeto Tapete Mágico, que busca incentivar a leitura entre crianças.

A parlamentar ainda aproveitou para tratar do déficit de vagas, nas escolas de Educação Infantil do município. Salientou que mães, principalmente dos bairros Nossa Senhora das Graças, Planalto Rio Branco, São Caetano e Serrano, têm sofrido com essa lacuna.

Em apoio às considerações de Gladis, manifestaram-se os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Flavio Cassina/PTB e Rafael Bueno/PDT. Adiló salientou que a história de Alexander serviu de estímulo, para que outros colegas seus passassem a se dedicar aos estudos. Edi Carlos lamentou que muitas mães não conseguissem trabalhar, pois têm de cuidar de seus filhos, diante da falta de vagas, em creches. Bueno afirmou que protocolará, nesta semana, um projeto de lei, para auxiliar escritores caxienses, enquanto Cassina parabenizou Gladis por trazer ao plenário a memória de Monteiro Lobato.

19/04/2017 - 14:05

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707