Voltar para a tela anterior.

Escoteiros e familiares lotam plenário do Legislativo

Comunidade prestigiou homenagens de 50 anos do Grupo Moacara e de 15 anos do Grupo Amigo Panda


Escoteiros, familiares e amigos lotaram o plenário da Câmara Municipal na noite de segunda-feira (17/04). Assistiram à Sessão Solene em alusão aos 50 anos do Grupo de Escoteiro Moacara e aos 15 anos do Grupo de Escoteiro Amigo Panda. Pouco antes, eles conheceram setores do prédio do Legislativo, no programa Câmara Convida.

As homenagens marcaram o início da 1ª Semana do Escoteiro de Caxias do Sul, instituída por lei pelo vereador Rafael Bueno/PDT, que propôs a solenidade parlamentar ao Moacara, aprovada por unanimidade. O Grupo foi fundado em 15 de junho de 1967 e tem sede no Parque da Festa da Uva. Com 289 integrantes, o Moacara é o maior grupo de escoteiros do Rio Grande do Sul.

Em nome da Câmara Municipal, o pedetista contou que foi lobinho e ressaltou a importância do escotismo. Destacou que a vitalidade das crianças e jovens, aliada à experiência dos mais velhos escoteiros, contribui para um mundo melhor. Rafael ressaltou que a formação dos escoteiros, envolvendo o aspecto físico, o caráter, o lado espiritual e o emocional, prepara cidadãos para todos os segmentos sociais.

Com direito à palavra, diretor técnico do Grupo Moacara, Elodi Araújo, abriu mão do seu espaço na tribuna para três escoteiros. Os jovens então falaram à plateia sobre o que os levou a entrarem para o escotismo. Salientaram o quanto o movimento integra pessoas, ensina e prepara para a vida. Valorizaram o aprendizado de cidadania e o respeito à natureza.

O outro grupo de escoteiro homenageado foi o Amigo Panda, por iniciativa do vereador Alceu Thomé/PTB, também com aprovação unânime do parlamento. O Amigo Panda tem 85 membros e fica na Estação Férrea. O chefe do grupo, Adão Pessoa de Braga, apresentou um vídeo institucional com depoimentos de crianças e jovens escoteiros, e pais falando sobre a família Amigo Panda e escotismo.

Escoteiro mais velho da América Latina, o advogado  e jornalista José Ferreira Machado contou sua vida no escotismo e deixou um conceito de autoria de Baden Powell, fundador do movimento:

“O escotismo é uma escola de caráter e de boa cidadania”.

O presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier/PMDB, entregou uma placa de homenagem da Câmara Municipal ao Grupo Moacara e outra ao Grupo Amigo Panda. O Moacara presenteou o Legislativo com dois lenços de escoteiro e um troféu. O Amigo Panda deu um lenço ao parlamento.

“O escotismo é um grande exemplo de caráter e cidadania a ser seguido. É emocionante ver esse plenário lotado de crianças, jovens e familiares de escoteiros. Todos estão de parabéns. E importante vocês estarem dando início à semana de trabalho no Legislativo, com a primeira atividade, que foi o Câmara Convida, e agora a Sessão Solene”, declarou o presidente.

Representando o Executivo, a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Rasia, que foi chefe de lobinho, se pronunciou:
“No escotismo, formam-se crianças e jovens diferenciados para construir um mundo melhor”.

Outros grupos de escoteiros prestigiaram a homenagem ao Moacara e ao Amigo Panda. Foram eles: Imigrante, Saint Hilaire, Baden Powell, Do Ar Caxias do Sul, Ismar Bauler e Do Mar Barão de Teffé.

Também participaram da solenidade o deputado estadual Vinícius Ribeiro/PDT, que é escoteiro, e os vereadores Paula Ioris/PSDB, Velocino Uez/PDT, Adiló Didomenico/PTB, Edson da Rosa/PMDB e Gladis Frizzo/PMDB, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ivonei Pioner.

 

 

 

 

18/04/2017 - 09:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo