Voltar para a tela anterior.

Parlamentares conhecem estrutura da Vinícola Perini

Programa Visitas Legislativas atende convite de instituições e empresas


Uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal conheceu na noite de quarta-feira a Vinícola Casa Perini, sua história, estrutura tecnológica, de recursos humanos e suas relações comunitárias. O evento fez parte do programa Visitas Legislativas, instituído em 2014 durante a gestão do vereador Gustavo Toigo, e que é uma das ações prioritárias de aproximação entre a Câmara e a sociedade.

Os parlamentares, liderados pelo presidente Felipe Gremelmaier/PMDB, foram recepcionados pelo diretor da Vinícola, Benildo Perini, filho do fundador da empresa centenária, seus executivos e familiares. Depois de percorrerem as instalações e conhecerem todas as etapas do processo de vinificação até o produto final, os vereadores participaram de jantar.

A Casa Perini foi fundada há mais de 130 anos pelos imigrantes Antonio e Giuseppe Perini. Já em 1929, o filho de Giuseppe, João Perini, elaborou os primeiros vinhos de forma artesanal na base de sua casa de pedra, seguindo a tradição da época. Duas décadas depois, nascia Benildo Perini, seu único filho,  que  iniciou  um  projeto  de  ampliação  dos  vinhedos  e  das  variedades  de  uvas  cultivadas, engarrafando o vinho com sua própria marca. Atualmente, a Casa Perini figura entre as cinco vinícolas mais representativas do país, acumulando mais de 200 medalhas nacionais e internacionais. Nada menos do que 60% da matéria prima utilizada é adquirida de parreirais localizados em Caxias do Sul, que também responde pela maioria dos 140 empregos gerados pela organização.

Chamou a atenção dos parlamentares o relacionamento da Perini com eventos beneficentes de caráter comunitário. Seus vinhos e espumantes são fornecidos à Comissão Comunitária da Festa da Uva em iniciativas de divulgação da Festa, em jantares beneficentes como Homens na Cozinha, Mão Amiga e ADCE. 

Este tipo de relacionamento se consolida na criação há cinco anos de um programa pioneiro chamado Casa Perini Solidário, marca de um produto com finalidade beneficente. A cada garrafa vendida deste vinho, uma parte dos fundos arrecadados é direcionada para o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul e a Federação  Brasileira de Hemofilia. Elaborado a partir das uvas cabernet sauvignon e merlot, o Casa Perini Solidário foi agraciado com reconhecimentos diversos, com destaque para  a Medalha  de  Ouro  no  Concours  Mondial  de Bruxelles –  Edição Brasil – conferido em 2013.   Para Benildo Perini a oportunidade de receber o Poder Legislativo “é uma das formas de agradecer a população caxiense pelo apoio que sempre encontrou na comunidade”.

A visita Legislativa à Casa Perini teve a presença dos vereadores Felipe Gremelmaier, Paulo Périco, Velocino Uez, Gustavo Toigo, Edson da Rosa, Paula Ioris, Kiko Girardi, Elisandro Fiuza, Elói Frizzo, Rafael Bueno e Edi Carlos.

13/04/2017 - 16:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo