Meneguzzi reafirma necessidade de mutirão para diminuir a fila de espera para consultas e procedimentos de saúde

Número de médicos exonerados desde o início de 2017 demanda medidas emergenciais, como plantões e abertura de Unidades Básicas aos finais de semana

O vereador Alberto Meneguzzi/PSB protocolou nova indicação à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para que realize um mutirão com a finalidade de reduzir a fila de espera em consultas especializadas, exames e demais procedimentos médicos. Ainda janeiro, durante visita da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, da qual Meneguzzi é integrante, houve a entrega de um ofício ao então secretário, Darcy Ribeiro Pinto Filho, fazendo essa solicitação.

Diante da resposta do chefe da SMS à época, de que não seria possível realizar tal ação naquele momento, o parlamentar do PSB encaminhou, novamente, a sugestão de uma atividade estratégica. “Eu estou reafirmando essa posição que é da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, da necessidade de reduzir essa fila de espera. As pessoas esperam angustiadas por atendimento”, ressalta.

O vereador destaca o exemplo de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, que realizou nos dias 25 e 26 de março, um mutirão com mais de 12 mil atendimentos. “Caxias precisa de uma ação efetiva. Eu estou à disposição para ajudar no que for preciso, bem como a Comissão. Em Canoas, cerca de 400 profissionais mobilizados, entre médicos, enfermeiros e equipes de trabalho”, pontua Meneguzzi.

Desde o início desde ano, 40 médicos pediram exoneração dos cargos. Apesar da possibilidade de nova greve da classe, marcada para a próxima segunda-feira, 17 de março, o vereador considera importante a convocação desse mutirão. “O Executivo precisa dialogar com os médicos, mas eles precisam se colocar em seus lugares. Querem ganhar mais, que atendam melhor e cumpram horários”.

A SMS não soube precisar à assessoria do parlamentar qual é, de fato, a fila de espera para consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS), em Caxias.

13/04/2017 - 08:19
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB