Voltar para a tela anterior.

Projeto pessoal de Paula Ioris “Fazer o Bem no Dia 24” será aplicado pela CIPAVE nas escolas estaduais que fazem parte da 4ª CRE

14 municípios vão encorajar os estudantes a praticarem o bem no dia 24 de cada mês


O Fazer o Bem no Dia 24, projeto pessoal de Paula Ioris, está expandindo as fronteiras de Caxias do Sul. O Programa Cipave - Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, iniciativa bem-sucedida que começou no município, está sendo implementado em todo Estado e o Fazer o Bem no Dia 24, realizado na cidade em parceria com o Cipave nas escolas municipais, estaduais e particulares, será fortalecido e ampliado nas escolas estaduais.

A coordenadora da Cipave do Estado do Rio Grande do Sul, Marivane Carvalho, visitou a vereadora Paula Ioris em seu gabinete, na manhã desta sexta-feira (07), e comunicou que pretende levar esse trabalho de corrente do bem para os 14 municípios que integram a 4ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação.

Sobre o Projeto Fazer o Bem no Dia 24

No dia 24 de janeiro de 2012, Germano Ioris de Oliveira (filho de Paula Ioris),Gilson e Vinicius Fernandes (pai e filho) foram assassinados, dentro da casa da família Fernandes, por dois ex-funcionários de Gilson. No período do luto, Paula encontrou nas coisas do filho uma revista em quadrinhos que ele e seu colega de escola (Gabriel Pagliarim)confeccionaram, intitulado “A Diarista Maravilha”. Na trama a diarista é uma cidadã comum que resolve não se acomodar e “tomar uma atitude para parar isso”. A personagem se torna uma heroína que combate o mal. Ela luta para preservar o BEM no Brasil e reflete sobre o caos, a sujeira, a violência...

Na história infantil, o Bem duela contra o Mal e sai vitorioso desta batalha. Mas a luta continua, porque ela não é pequena (a luta e a força da diarista). O livro é inteligente, cheio de fantasias e de humor e impactou profundamente Paula.

Ao completar um ano da perda do filho, ela tem a ideia de fazer um projeto em homenagem a Germano, inspirada na mensagem do livro deixado por ele.

Assim nasce, em 2013, o Fazer o Bem no Dia 24. O propósito é dar continuidade às intenções do filho, relatadas em seu livreto: combater o Mal fazendo o BEM.

A Cipave (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar)de Caxias do Sul se tornou parceirado projeto e implementa nas escolas municipais, com o engajamento dos professores, a iniciativa com os alunos. Escolas particulares e estaduais também desenvolvem em suas salas de aula.

Todos os meses, sempre no dia 24, as educadoras convidam seus alunos, de todas as idades, a realizar atitudes e gestos simples em benefício de si, do outro, da sociedade e/ou do meio ambiente.

Cada escola faz à sua maneira, utilizando o Fazer o Bem nos conteúdos trabalhados em sala de aula. A única obrigatoriedade é que o dia escolhido para realizar as ações culmine no dia 24.

A intenção é espalhar uma corrente de positividade e solidariedade para que um dia trágico se torne um dia especial, e a morte das crianças não tenha sido em vão.

07/04/2017 - 13:50
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo