Voltar para a tela anterior.

Moção contra voto em lista é aprovada

Proposição gerou amplo debate no plenário da Câmara


Após amplo debate, a Câmara Municipal aprovou nesta quinta-feira (30/03) moção de repúdio à tentativa de parlamentares de implantar o sistema de votação em lista fechada. O método eleitoral prioriza a escolha do partido na votação, ou seja, o eleitor vota de acordo com uma relação de candidatos apresentada pela sigla.

A proposição teve autoria coletiva dos vereadores Neri O Carteiro/SD, que fez a leitura da moção, Kiko Girardi/PSD, Alceu Thomé/PTB, Arlindo Bandeira/PP, Chico Guerra/PRB, Edson da Rosa/PMDB, Elisandro Fiuza/PRB, Gladis Frizzo/PMDB, Paula Ioris/PSDB, Prof. Paulo Périco/PMDB e Renato Oliveira/PCdoB. Teve 12 votos favoráveis e sete, contra.

Na justificativa do documento, os autores argumentam que a votação em lista fechada fortalece oligarquias nos partidos e serve para manter corruptos no poder e evitar renovação política. A moção será enviada aos deputados federais de Caxias do Sul Mauro Pereira/PMDB, Pepe Vargas/PT e Assis Melo/PCdoB; aos senadores gaúchos Ana Amélia Lemos/PP, Lazier Martins/PSD e Paulo Paim/PT; e aos demais membros da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional.

Em pronunciamento, os vereadores Elói Frizzo/PSB, Alberto Meneguzzi/PSB e Renato Oliveira se manifestaram contra a moção. Na avaliação de Frizzo, a proposição é inoportuna, porque antes dela deve se discutir a reforma política. O socialista defendeu o voto em lista.

“O cidadão tem que ir para rua e defender o partido, votar no programa do partido e cobrar do parlamentar. Se não, muitas vezes acabam elegendo celebridades como o Tiririca”, comentou.

Na avaliação de Neri, um dos autores da moção, o voto em lista representa o fim da democracia:

“A maioria das pessoas dizem hoje que votam nas pessoas e não em partido. As questões ideológicas partidárias estão desacreditadas”.

Kiko Girardi falou que, com a lista fechada, podem ser eleitos sempre os mesmos políticos:

“Em tempo de Lava Jato, caixa dois e outros escândalos, lá em Brasília aproveitam para tentar implantar a lista que privilegia caciques”.

Gustavo Toigo/PDT declarou: “A lista fechada é premiar a corrupção na política, subtrair a livre vontade popular. Sou favorável que precisamos ter partidos fortes, mas aí precisamos da reforma partidária”.

Adiló Didomenico/PTB opinou que a lista fechada é mais uma tentativa de políticos do Congresso atuarem em benefício próprio e das siglas.

“Há 35 ou 37 partidos, e mais 20 na fila querendo entrar”, destacou.

Prof. Paulo Périco/PMDB fez um resgate histórico de como foram feitas as constituições do país. Lembrou que os integrantes da assembleia constituinte sempre agiram em causa própria para integrar o Congresso.

“A politica só melhorará se fizermos assembleia constituinte exclusiva, que após aprovação, ela se dissolva e ninguém vire deputado ou senador imediatamente”.

Paula Ioris ressaltou que a moção é importante para provocar o debate na Casa.   

Na avaliação de Alberto Meneguzzi deve haver reforma politica e nova constituinte exclusiva.

“Mas não tenho certeza de que lista fechada seja pior. Por isso, não se pode dizer que partido não serve para nada. Temos que confiar no partido. Confio no PSB e espero que ele me cobre.”

Para Edson da Rosa/PMDB, o Congresso se mobiliza pela lista fechada para os mesmos políticos se protegerem e manterem-se no poder. 

“Penso que devemos ter filosofia partidária, mas hoje, infelizmente, não temos mais essas bandeiras”.

Chico Guerra/PRB afirmou:
“A nível nacional, votos nulos e abstenções chegam a 30%. Com voto em lista, passará dos 50%. O eleitor quer conhecer a pessoa e votar nela e não em partido”.

Renato Oliveira/PCdoB explicou porque assinou a moção, mas votou contra: “Assinei para que ela tramitasse e houvesse o debate aqui na Câmara. Mas sou a favor do voto em lista, porque penso no fortalecimento do meu partido, que é histórico”.

 

 

RESULTADO DA VOTAÇÃO

 

Vereador Partido Voto

ADILÓ DIDOMENICO     PTB        Sim

ALBERTO MENEGUZZI         PSB        Não

ALCEU THOMÉ      PTB        Sim

ARLINDO BANDEIRA     PP  Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI      PSD         Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA          PT  Não

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA      PSB        Não

EDIO ELÓI FRIZZO        PSB        Não

EDSON DA ROSA          PMDB     Sim

ELISANDRO FIUZA        PRB        Não Votou

FELIPE GREMELMAIER        PMDB     Presente

FLÁVIO GUIDO CASSINA      PTB        Não Votou

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA          PRB        Sim

GLADIS FRIZZO     PMDB     Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO         PDT        Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR      SD  Sim

PAULA IORIS         PSDB     Sim

PAULO FERNANDO PERICO PMDB     Sim

RAFAEL BUENO    PDT        Não

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA    PCdoB     Não

RICARDO DANELUZ      PDT        Não Votou

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO    PT  Não

VELOCINO JOÃO UEZ           PDT        Sim

 

Total Sim: 12  Total Não: 7   Total Abs: 0

Aprovado por Maioria

30/03/2017 - 15:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo