Voltar para a tela anterior.

Velocino se preocupa com alagamentos em Galópolis

Parlamentar busca soluções para o problema


O vereador Velocino Uez/PDT falou ao plenário na sessão desta quarta-feira (22/03) sobre sua preocupação com a possibilidade de desastres provocados pelas condições climáticas, referindo o caso de São Francisco de Paula e alertando para o risco de um desastre atingindo Galópolis, que recebe toda a água que desce de Caxias do Sul nas chuvaradas.

Velocino destacou o trabalho executado depois que, em 2013, o distrito sofreu duas enchentes em poucos dias. O Poder Público agiu na limpeza e instalação de cortinas de concreto às margens do Arroio Pinhal e melhorou as condições. Todavia, Velocino entende que há urgência na construção de uma obra de contenção, cujo projeto já existe na Secretaria de Obras.

“Eu não consigo dormir, porque eu já fui gestor e me coloco na pele daquela comunidade. E é uma questão de tempo que vai acontecer uma tragédia também em Galópolis. É fundamental a limpeza frequente do leito do arroio. já alertei aqui em outubro de 2015 que é uma questão de tempo, o bairro pode até desaparecer. No último domingo o rio chegou no limite. Em 2013 o rio saiu fora do leito duas vezes em 15 dias. Nós, enquanto governo, entramos naquele rio com a PC, levamos embora mais de 100 trucks de pedra, fora aquelas que foram colocadas para o lado. E agora com essa chuva, nós conseguimos dar uma vazão de um metro e meio a mais daquilo que era antes, mesmo que agora está criando várias crateras ao lado", afirmou. "Temos um projeto pronto para fazer de atacar aquela água.Não sei qual o governo que vai conseguir fazer isso. Me perguntei muitas vezes: “Será que não teria alguma emenda via Ministério das Cidades? Se alguém tem um deputado que trabalha forte em cima disso, que se pudesse buscar um dinheiro, de repente, de um governo federal para poder ajudar nisso”. Mas pelo mínimo, o governo de agora, que faça como a gente fez", complementou. 

"Talvez isso pareça um assunto vago para muitos mas se eu não defender onde eu conheço o problema, vou defender onde? Sou obrigado a defender porque conheço o problema. A solução é mais difícil de ser resolvida, mas dá sim para fazer alguma coisa. Então, eu vou deixar aqui bem relatado e mostrando. Eu estava lá numa situação do lado do posto,e em 20 minutos, o rio aumentou seis metros. Imagine quem mora lá, o medo que sente. Se coloque um pouco no lugar de quem está lá. É desastroso, é assustador o que o Arroio Pinhal sobe", finalizou Velocino. 

23/03/2017 - 10:51
Gabinete do Vereador Velocino Uez/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo