Voltar para a tela anterior.

Comunidade Down ocupa tribuna para pedir inclusão

Semana especial criada por lei estadual destaca pessoas com síndrome


Crianças com Síndrome de Down (SD) e seus familiares ocuparam o plenário da Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (22/03). Elas integram a Comunidade Down Caxias, que teve espaço na tribuna livre para destacar a importância da inclusão dessas pessoas na sociedade. Foi mais uma ação da 1ª Semana Estadual de Conscientização sobre Síndrome de Down.

A presidente da Comunidade, Tânia Mara da Rocha, ressaltou que a aceitação familiar é o primeiro passo para inclusão da criança com SD.

“Nós, mães, sabemos como é difícil acompanhar a turbulência que a Síndrome de Down provoca na família. Então, aproveito para agradecer aos pais que permanecem na família. Não temos como virar as costas. Vamos à luta”, declarou Tânia, acrescentando que após a inclusão, o próximo passo será conquistar reconhecimento dessas pessoas como cidadão.

Também ocupou a tribuna para falar do tema o deputado estadual Eduardo Loureiro, pai de um menino com SD que tem atuado pelo aumento das políticas públicas para pessoas com a síndrome. O parlamentar é autor da lei 14.866, de 11 de maio de 2016, que criou a Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down.

Loureiro  explicou que a SD não é uma doença, mas uma alteração genética.

“É uma deficiência intelectual. Mas elas têm inúmeras potencialidades. Inclusive, hoje há atores, empresários, outros profissionais e estudantes com SD. Mas precisamos avançar no atendimento específico. A inserção nas escolas é importante, desde que professores e escola estejam preparados. O preconceito é grande, mas precisamos lutar por uma sociedade inclusiva”, afirmou o parlamentar, que distribuiu no plenário a cartilha “Além do olhar”, com uma série de informações e orientações sobre a SD.

De hoje até o dia 28, o Espaço Cultural Mário Crosa, no subsolo do prédio do Legislativo, abriga a exposição fotográfica “O amor não conta cromossomos”, de Laura Chiaradia. O trabalho inclui fotos de adultos, que ficarão expostas na Câmara, e de bebês, para visitação no Shopping San Pelegrino.

Ainda na Semana de Conscientização, às 14h de quinta-feira haverá palestra com Cristiano Refosco, autor da coleção “Era uma vez um conto de fadas inclusivo”, na Secretaria Municipal de Educação.

No mesmo dia, na loja Magnabosco, às 19h, a atração é um desfile inclusivo produzido pelo curso de Moda e Estilo da UCS. Domingo, às 15h, a ação será a caminhada “Inclusão já!”, com saída da Praça da Bandeira e chegada no Parque Cinquentenário.

A semana também terá atividades em outros locais da cidade, como faculdades e hospitais.

 

 

 

 

   

22/03/2017 - 10:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo