Paulo Périco agradece pelo carinho na despedida ao pai

Velório de ex-presidente do Legislativo terminou com presença de familiares, amigos e políticos

O depoimento do vereador Paulo Périco/PMDB marcou o encerramento do velório de seu pai, o ex-presidente do Legislativo Dino Périco, no plenário da Câmara Municipal nesta quinta-feira (16/03). A cerimônia foi prestigiada por dezenas de autoridades de vários segmentos, familiares e amigos.

Da tribuna, Paulo recordou quando utilizou a mesma tribuna para falar em nome da família por ocasião da entrega do título de cidadão caxiense a Dino Périco.

“Naquele dia, falei que uma coisa que aprendi com meu pai é que você só tem uma coisa na vida, o sobrenome. Ele dizia a mim e ao meu irmão que se você sujar seu sobrenome, está sujando sua história. E ele sempre dizia: faça o bem, não tem porquê você fazer o mal. O mínimo que você vai receber é um abraço, mas faça o bem e não exija nada”, comentou.

O parlamentar destacou que é um orgulho muito grande para a família seu pai ter participado de tantas entidades culturais, sociais e religiosas.

“Nos últimos sete anos, todos os dias ele entrava em um ônibus e andava até o fim da linha. Assim, conhecia todos os bairros, mais do que qualquer prefeito ou vereador. Levava as demandas ao prefeito Sartori e depois ao prefeito Alceu e cobrava soluções. Ele teve essa pequena parcela de contribuição para Caxias do Sul. Então, nossa família só tem a agradecer a vocês pelo carinho.”

Amigo de Dino, com quem conviveu por muitos anos na comunidade de São Pelegrino, o padre Mário Pedrotti declarou antes da oração final:

“Era um homem realmente irrequieto. Se envolveu em tudo, a todo momento e a todo instante. Encontrou algumas encrencas, mas tinha um diálogo tão democrático, que sabia pôr tudo no lugar e tudo ficava bem”.

Durante o dia, diversos políticos comentaram sobre a importância de Dino Périco.

“Caxias perde um de seus grandes conselheiros. Quem de nós, vereadores, não sentou para falar com Seu Dino e ouvir uma palavra diferente, de conforto e de experiência por toda vivência que ele tinha?”, declarou o presidente da Câmara Municipal, Felipe Gremelmaier/PMDB.

O deputado estadual Vinícius Ribeiro/PDT contou:

“Sempre estive sintonizado com o Dino, porque a família dele e a minha sempre moraram em São Pelegrino. Então, nossa convivência comunitária foi sempre muito próxima. Quando presidi a Câmara de Vereadores, ele teve participação como o homem que aconselhava”.

O ex-prefeito Alceu Barbosa Velho destacou:

“Dino Périco era daquelas pessoas de amizade, um gentleman que tratava todos da mesma forma. Como não escutar uma pessoa com tanta experiência, capacidade e fidalguia? Fez muito por Caxias, deixa saudade e teve a alegria enorme de no fim da vida ver a eleição do filho.”

Também ex-prefeito, Mansueto Serafini Filho comentou:

“No meu último governo, eu convidei e o Dino aceitou a direção da Drogaria Caxiense, quando realizou um trabalho magnífico. Teve uma série de serviços prestados.”

Ex-presidente da Câmara Municipal, Francisco Spiandorello disse:

“Tive diversas conversar com ele, em várias situações. Recordo que foi fundador do Lions Clube, do qual eu também fui. Quando ele presidiu a Microempa, eu estava presente na primeira reunião com os microempresários. Era uma pessoa querida, que deixa grande trajetória”

Ricardo Golin, ex-presidente da Festa da Uva, finalizou:

“Exemplo de político e homem de vida pública. Conseguiu trazer o Paulo ao meio político e se realizou com isso. Dino Périco é um modelo a ser seguido”.

16/03/2017 - 17:02

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697