Voltar para a tela anterior.

Dúvida sobre Festa da Uva é destaque no plenário

Declarações de líderes também trataram de problemas no interior


 

 

O risco da Festa da Uva não acontecer em 2018 e a infraestrutura de comunidades do interior foram destaque nas declarações de líderes na sessão ordinária desta quinta-feira (09/03) na Câmara Municipal.

A questão da Festa da Uva foi levantada pelo vereador Édio Elói Frizzo/PSB, a partir da entrevista da presidente da Comissão Comunitária do evento, Sandra Mioranza Randon, publicada nesta quinta no Pioneiro. Ao jornal, Sandra falou de perspectivas e dificuldades na realização da Festa da Uva.

“A entrevista é extremamente esclarecedora do amadorismo do prefeito ao tratar assunto tão importante como a Festa da Uva”, comentou Frizzo, que citou nomes de empresários e empresárias da comunidade que segundo ele teriam condições de presidir e garantir o evento.

O parlamentar destacou que fez a provocação sem desqualificar Sandra, que é psicóloga e casada com o empresário Daniel Randon. Para o vereador, a entrevista deixa claro que Sandra foi pressionada a aceitar o desafio, já que o marido dela é amigo do prefeito Daniel Guerra.

O parlamentar declarou que desde o início do mandato Guerra diminui a Festa da Uva.

“Então, é só substitui-la pela Festa do Agricultor de Fazenda Souza, que atrai 30 mil pessoas. Adota uma das festas do interior e transforma na Festa da Uva”, sugeriu o socialista, destacando que não existe possibilidade da Festa da Uva ocorrer sem investimento do Município, seu maior acionista.

“Estou preocupado, porque na sua sinceridade, Sandra coloca a possibilidade de transferência. Mas é no momento de crise que a festa tem de sair, pois é nesse momento que o município faz a diferença”, afirmou.

Em aparte, o vereador Rodrigo Beltrão/PT lembrou que, partindo da premissa de que o prefeito distribuiu cargos importantes por seleção de currículo, “teremos uma gestora em que o aspecto psicológico da festa estará bem cuidado”.

A outra declaração de líder da sessão partiu do vereador Arlindo Bandeira/PP. Usou o espaço para tratar de problemas de infraestrutura no interior de Ana Rech e Desvio Rizzo. Sobre Ana Rech, Bandeira se disse preocupado com o embargo do Ministério Público ao patrolamento de uma estrada de Santa Bárbara, onde há um loteamento irregular. A obra beneficiaria produtores rurais.

“Precisamos urgente marcar encontro de lideranças e pedir ao Ministério Público que libere o patrolamento. No Desvio Rizzo, a preocupação é com a necessidade de máquinas novas e problemas de saneamento.”

Em aparte, Ricardo Daneluz/PDT ressaltou que o avanço de loteamentos irregulares tem preocupado o interior:

“Devemos cuidar para não surgirem outros, mas é preciso dar assistência básica, como patrolamento de estrada, aos loteamentos já existentes”.

O vereador Neri O Carteiro informou que Ana Rech está há um mês sem máquinas para obras e pediu penalização a loteadores irregulares:

“Não podem iludir pessoas e criar problemas para o município e às pessoas. Também em Ana Rech, a comunidade vem pedindo uma sinaleira em frente ao Colégio Murialdo”.

 Adiló Didomenico/PTB declarou que, com o vereador Velocino Uez/PDT, tenta marcar audiência pública para tratar dos problemas no interior.

Sobre a questão da estrada em Ana Rech,  Alceu Thomé/PTB afirmou que o Ministério Público já foi claro que não haverá desembargo enquanto o loteamento não estiver regularizado.

 

09/03/2017 - 12:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo