Voltar para a tela anterior.

Adiló Didomenico sugere Ecoponto na Zona Sul

Parlamentar também falou sobre falta de monitores para alunos especiais


O vereador Adiló Didomenico/PTB falou sobre uma série de  temas em seu pronunciamento na Câmara Municipal nesta quarta-feira (08/03). Como destaque, o parlamentar sugeriu a criação de um Ecoponto da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) na Zona Sul da cidade. Outros assuntos foram a falta de monitores para alunos especiais nas escolas, a construção de uma estrada pelo governo federal no Pará e o Dia Internacional da Mulher.

O petebista citou diversos programas ambientais implantados pela Codeca, em especial, o Ecoponto. Ele serve para descarte de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e outras sucatas de lixo seletivo. Adiló informou que protocolou no Legislativo uma indicação, sugerindo ao Executivo a criação de um Ecoponto na Zona Sul.

O serviço seria ampliado e haveria a descentralização de servidores da Codeca responsáveis pela capina e manutenção. O parlamentar citou o antigo prédio da Escola Olga Maria Kayser, no bairro Kayser, cedido pelo Estado ao município.

“O Ecoponto da Zona Norte funciona na RS-122, junto à portaria da Codeca. De lá, equipes perdem tempo se deslocando para fazer serviço na Zona Sul. Um outro Ecoponto descentralizaria o trabalho”, explicou o petebista.

Em aparte, o vereador Prof. Paulo Périco/PMDB, ex-coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, ressaltou que quando estava no cargo esteve no prédio da antiga escola. O objetivo era que o Estado fizesse parceria com o município para reformar o imóvel e nele abrir uma creche. Périco constatou que o imóvel servia de moradia para uma família e sede de um Clube de Mães.

Adiló Didomenico ponderou que seria mais barato construir um prédio novo para a creche, já que a própria Codeca poderia reformar o da antiga escola para o Ecoponto.

A falta de monitores para crianças com necessidades especiais nas escolas, desde o começo do ano letivo, foi outro assunto tratado por Adiló Didomenico:

“Faço esse alerta ao governo, porque esse trabalho não pode faltar e é imprescindível,” declarou o vereador, que pediu apoio da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança em relação ao problema.

Em aparte, a vereadora Gladis Frizzo/PMDB disse ter informações de que pais colaboram com professores, fazendo o papel de monitores. A parlamentar solicitou à Secretaria Municipal de Educação levantamento de quais escolas e quantos desses profissionais são necessários.

Os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB e Neri O carteiro/SD lembraram que acompanharam mães de alunos com necessidades especiais em uma reunião com a primeira-dama do Município, Andrea Marchetto Guerra. Elas reclamaram da empresa prestadora do serviço de monitoramento, questionando a qualidade e a formação dos profissionais.

Presidente da Comissão de Educação, Edson da Rosa/PMDB declarou que tratará do assunto com a Secretaria Municipal de Educação. Informou que, como poucas escolas particulares têm cuidador especial, o problema fica maior nas instituições pública.

Ainda no grande expediente, Adiló Didomenico fez referência ao Dia Internacional da Mulher. Destacou que, quando dirigiu a Secretaria Municipal de Obras, muitas mulheres tinham funções importantes.

O parlamentar criticou o péssimo estado que se encontra os 160  quilômetros de uma rodovia federal no Pará, onde estão usando máquinas para rebocar os caminhões, causando sérios prejuízos aos veículos.

 

 

 

 

 

08/03/2017 - 15:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo