Voltar para a tela anterior.

Câmara aprova pedido de informações sobre gestão do canil municipal, feito por Meneguzzi

Vereador contestou a demora no atendimento aos mais de 8.500 animais que estão na fila de espera para a castração


A Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou, por unanimidade na sessão ordinária desta quinta-feira (02/03), o requerimento 24/2017, de autoria do vereador Alberto Meneguzzi/PSB. O documento pede informações ao Executivo e à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) sobre a estrutura administrativa e o organograma funcional do canil municipal de Caxias do Sul.

O pedido de esclarecimentos se deve ao fato de que, desde setembro de 2016, o Executivo municipal assumiu a gestão da antiga chácara da Sociedade Amigos dos Animais (Soama). “Acompanho, há muito tempo as constantes brigas dos apoiadores da causa animal por melhores condições aos cães e gatos. No entanto, ouvindo algumas lideranças desse setor, pude perceber que desde o ano passado, quando a prefeitura assumiu o canil, a situação piorou e vem se acentuando nos últimos dias”, comentaou vereador ao lembrar que o Ministério Público já tem inquérito instaurado contra o Executivo.

No requerimento, constam questionamentos sobre a questão dos voluntários da entidade, bem como seus funcionários e profissionais de veterinária. Além disso, o vereador pede esclarecimentos sobre os animais que estão abrigados na chácara e os novos critérios de adoção a serem colocados em prática. “Todos nós sabemos que a causa animal é paixão para muitos, que tiram dinheiro do próprio bolso para manter as ONG's vivas e os animais com dignidade. Mas sabemos, também, que o município assumiu a gestão e precisa saber cuidar. Não é somente uma chácara, é um espaço que abriga cães e gatos e que precisa ser levado a sério”, pontou.

Meneguzzi contestou a demora do Executivo em renovar o convênio com a clínica responsável pelas castrações. De acordo com o parlamentar, o acúmulo de animais que estão na fila de espera, desde 2016 é de mais de 8.500. “O contrato com a clínica que faz esse procedimento encerra agora no dia 19 de março e nada se faz. Esse documento prevê que sejam feitas, no máximo, 560 cirurgias desse tipo por mês e já passamos de 8.500 animais no aguardo, o que é inadmissível. É uma questão de saúde pública, da mesma forma o canil”.

O vereador também mostrou preocupação com a morosidade da implementação de uma política municipal de defesa aos animais. “Já mediei debates e participei de encontros sobre a necessidade de se criar uma política específica aqui em Caxias e se engavetou o projeto. A Câmara vai levantar esse debate e o Executivo precisa acelerar alguns processos”, concluiu Meneguzzi.

Com a aprovação, o Executivo e a Semma têm 30 dias para encaminhar a resposta ao parlamentar.

02/03/2017 - 13:31
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo