Voltar para a tela anterior.

Percurso no Caminho Padre João Schiavo abre Visitas Legislativas 2017

Os 56,6 quilômetros compreenderam desde Conceição da Linha Feijó até o túmulo e memorial do pároco, em Fazenda Souza


Uma alternativa para estimular o chamado turismo religioso, em Caxias do Sul, foi verificada por vereadores, na manhã desta segunda-feira (20/02). Eles percorreram os 56,6 quilômetros do Caminho Padre João Schiavo, desde Conceição da Linha Feijó (marco zero), nas proximidades do Desvio Rizzo, até o túmulo e memorial do pároco, em Fazenda Souza. Liderado pelo vereador-presidente Felipe Gremelmaier, o ato abriu o Programa Visitas Legislativas 2017. O grupo, que contava com jornalistas locais, encerrou o trajeto sendo recepcionado pela Irmã Enedina Smiderle, vice-postuladora da causa da beatificação.

Autor do projeto que originou a lei 8.127/2016, instituindo o caminho, o vereador Gustavo Toigo foi o guia do trajeto, que incluiu quatro rotas: Igreja Nossa Senhora da Conceição a Galópolis; Galópolis a Nossa Senhora de Caravaggio da 6ª Légua; Nossa Senhora de Caravaggio da 6ª Légua a Ana Rech; Ana Rech a Fazenda Souza. Houve quatro paradas: marco zero (Igreja Nossa Senhora da Conceição), quilômetro 3,4 (Vinícola Família Rossatto, em São Marcos da Linha Feijó), quilômetro 37,7 (Museu São Brás) e quilômetro 47,7 (Epopeia ao Imigrante, em Ana Rech).

De acordo com Toigo, o percurso compreende a atuação (vida e trajetória) do falecido pároco italiano (1903-1967), desde a sua vinda a Caxias, no início da década de 1930, até a sua morte. Conforme ele, no próximo dia 28 de outubro, o município deverá sediar a cerimônia de beatificação do religioso. Anunciou que, em outubro, o caminho será percorrido pela Cavalgada do Milagre. Antes, em 8 de julho, acontecerá a Pedalada da Beatificação.

É atribuída a Schiavo a cura do caxiense Juvelino Cara, em 1997, de uma trombose que comprometia todo o intestino delgado, quadro então considerado como irreversível. Em 18 de fevereiro de 2016, a Comissão de Médicos do Vaticano reconheceu, na documentação analisada, que essa cura não tinha explicação médico-científica. Ou seja, um milagre.

O Programa Visitas Legislativas existe desde 2014. É organizado pela Câmara Municipal e possibilita aos vereadores e à comunidade verificarem obras, serviços e projetos públicos em funcionamento ou em construção, em Caxias do Sul. Além do vereador-presidente Felipe Gremelmaier, integram a Mesa Diretora da Casa os vereadores Alberto Meneguzzi (vice-presidente), Gustavo Toigo (2º vice-presidente), Paula Ioris (secretária) e Renato Oliveira (2º secretário).

Também compareceram à atividade de hoje os vereadores Adiló Didomenico, Alberto Meneguzzi, Alceu Thomé, Chico Guerra, Edson da Rosa, Elisandro Fiuza, Gladis Frizzo, Neri (O Carteiro), Paula Ioris, Paulo Perico, Ricardo Daneluz, Velocino Uez.

20/02/2017 - 15:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo