Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi recebe gerente-executivo do INSS e reforça pedido de nomeação imediata de aprovados em concurso e plantões aos finais de semana

Vereador entende que população precisa ser melhor atendida pelo órgão


O gerente-executivo do INSS em Caxias do Sul, Cristiano Koch, procurou o vereador Alberto Meneguzzi/PSB para esclarecer dúvidas e preocupações do parlamentar com relação ao atendimento na agência caxiense da Previdência Social. A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (16/02). Ainda em janeiro, o parlamentar expôs, no plenário, a situação da falta de agendamentos para encaminhar aposentadorias por tempo de contribuição no município. No último dia 26, Alberto enviou ofício ao gerente pedindo ações imediatas, além de ter procurado o Ministério Público Federal (MPF), requerendo providências.

Meneguzzi reforçou a necessidade da nomeação imediata de aprovados em concurso realizado em 2016, bem como a realização de plantões aos finais de semana, para atendimento à população. “Nós temos que arranjar uma solução. Quem contribuiu a vida inteira com a Previdência não pode ser alvo de tamanho desrespeito na hora de buscar seus benefícios”. O gerente-executivo também se diz preocupado com a falta de efetivo para o atendimento. “Você imagina que são 38 funcionários realizando 15.000 atendimentos por mês. Eu precisaria de quase 60 para poder atender a todos, sem fila de espera”, explicou.

Além de explicar a situação delicada da agência, Koch pediu que Meneguzzi articule uma moção para pressionar o Governo Federal a nomear os aprovados em concurso. “Com a greve, que terminou em janeiro de 2016, o trabalho foi acumulando e agora com as férias de final de ano, perdemos o controle”, lamentou.

O gerente credita o acúmulo de serviço à migração de contribuintes de outras regiões para atendimento em Caxias do Sul. “Muitas vezes, por não existir uma jurisdicionalização das agências, o pessoal vê que o agendamento está lotado em Porto Alegre, por exemplo, e vem pra cá. Em alguns meses, esse atendimento migratório chegou a 20%”, disse Cristiano.

Outro obstáculo para os agendamentos, segundo ele, é uma “trava” que o sistema na Previdência Social coloca no site. “As pessoas só conseguem agendar para, no máximo, 180 dias, não mais que isso. Se uma pessoa ligar para o 135 pelas 7h é mais fácil de conseguir agendamento – para daqui seis meses – do que uma pessoa que fizer o contato às 10h”, comparou. Cristiano informou que já fez a solicitação à presidência do Instituto para rever a questão da limitação de agendamento.

Cristiano informou que entre os meses de março e abril deverão acontecer plantões aos finais de semana, com a vinda de servidores de outros municípios. “Estamos em análise do orçamento junto do Congresso e a nossa intenção é convocar plantões aos finais de semana para podermos baixar quase a zero essa fila de espera”.

Meneguzzi se colocou à disposição para ajudar na mobilização para que o Governo aprove o suporte financeiro para a realização dos plantões. “Agradeço a visita do Cristiano, porque precisamos estabelecer um diálogo. A população precisa de atenção e cuidado”, finalizou.

17/02/2017 - 09:33
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo