Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno sugere distribuição de sementes de crotalária para controle da Dengue

A medida já obteve resultados positivos em outras cidades


O vereador Rafael Bueno/PDT sugeriu, na tarde desta segunda-feira (13/02), por meio de indicação, a distribuição de sementes de crotalária para o controle da Dengue.

A crotalária é uma planta que possibilita o controle biológico do Aedes Aegypti. O plantio dela em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o aedes. A planta atrai as libélulas na fase da florada, que acontece entre 90 e 120 dias após o plantio das sementes. Os ovos nascem viram larvas, e se alimentam de outras larvas, inclusive as do mosquito da dengue.

Além disso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos, e o aedes faz parte do seu cardápio, o que pode controlar, ou acabar definitivamente, com os mosquitos que transmitem dengue, chikunguya e vírus zica. “Essa é uma medida simples, que pode auxiliar no combate a dengue no nosso município”, argumenta o vereador, que ainda sugere que a distribuição de sementes pode ser feita pelas agentes de saúde.

Resultados em outras cidades do Brasil

O uso da Crotalária já foi destaque no portal de notícias G1, que trouxe o exemplo da cidade de Andradina, interior de São Paulo. Em 2013 foram mais de 3 mil casos de dengue. Em 2014, após um ano da distribuição das sementes e do plantio, foram apenas 49 casos.  

13/02/2017 - 17:27
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo